A participação da Associação Brasileira da Reciclagem Animal (Abra) já se tornou uma tradição na programação do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), evento anual promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Na edição deste ano, que será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP), a instituição representativa desse setor realizará o 7º Seminário Internacional: Novos Horizontes para a Reciclagem Animal.
Encerrando o segundo dia de palestras do SIAVS, a abertura desse encontro ficará a cargo do moderador Décio Coutinho, presidente executivo da Abra. Na programação, estão previstas as palestras “Indústria de Reciclagem Animal: tendências de mercado e produtos”, apresentada por Fernando Mendizabal, presidente do Consejo Latinoamericano de la Industria de Reciclaje de Subproductos Animales (CLIRSA).
Ainda no mesmo programa será abordado o tema “RenovaBio: Como essa política impacta a cadeia de gorduras animais na produção de biodiesel”, por Juan Diego Ferrés, presidente do Conselho Superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).
Case internacional
O evento também contará com a exposição do case internacional “Como a empresa de Reciclagem Animal ETSA, de Portugal, vem se adaptando e acompanhando as mudanças exigidas pela União Europeia para o setor”, abordado por José Augusto Santos, administrador da empresa ETSA Proteína e Energia.
“O Seminário, que acontece dentro do SIAVS, é uma oportunidade do setor debater sobre temas importantes, apresentar experiências internacionais, além da interação com diferentes públicos – desde produtores rurais, empresários, pesquisadores, estudantes e fornecedores de insumos e equipamentos. Também convidamos a todos para visitar o nosso estande onde, tradicionalmente, tem sido ponto de encontro para os associados e parceiros da ABRA”, comenta Décio Coutinho, presidente da Abra.
Ao final do Seminário, marcado para o dia 28 de agosto (quarta-feira), a partir das 13h30, os palestrantes participarão de uma mesa redonda.
Setor de reciclagem animal
No Brasil, o setor de reciclagem animal movimenta R$ 7,9 bilhões ao gerar mais de 12 milhões de toneladas de carnes processadas, anualmente, que são destinadas a diversos setores da economia brasileira. São carcaças, ossos, sangue, penas e vísceras, entre outros, que alimentam as indústrias de ração e pet food, cosméticos e higiene, fertilizantes, biodiesel, pneus e mais uma infinidade de outros itens.
O volume de coprodutos (farinhas, óleos, entre outros), que têm como base a reciclagem animal e são produzidos durante um ano no País, chega a ser o equivalente a dois estádios Maracanãs, conforme mostra o Correio Braziliense, na matéria “Reciclagem animal movimenta mais de 7 bilhões por ano no Brasil” divulga no site da Abra.
Sobre o Salão
Principal evento do calendário nacional da avicultura e da suinocultura, que conta novamente com o apoio de mídia da revista A Lavoura e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) da ABPA atraiu, em sua última edição (de 2018), mais de 15 mil visitantes de 51 países.
Algo em torno de 1,7 mil congressistas participaram de uma das maiores programações de palestras do agronegócio, no ano passado. O Projeto Produtor, iniciativa exclusiva do SIAVS voltada para avicultores e suinocultores, levou 1,4 mil produtores ao Anhembi Parque, no ano passado.
Na mesma edição, cerca de 150 empresas expuseram seus produtos e soluções na maior feira da avicultura e da suinocultura do Brasil. Ao todo, 31 agroindústrias exportadoras de aves, ovos e de suínos participaram do evento, participando de encontros com importadores, compradores do mercado interno e fornecedores.
Para inscrições e mais informações, acesse www.siavs.com.br.