Maior feira de tecnologia agrícola da América Latina não acontecia desde 2019
Realizada entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP), a Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação alcançou um recorde na realização de negócios: faturou R$ 11,243 bilhões em vendas de máquinas agrícolas, de equipamentos de irrigação e de armazenagem.
Em visitação, a Agrishow 2022 recebeu 193 mil pessoas, em sua maioria, produtores rurais de pequenas, médias e grandes propriedades de todas as regiões do País e também do exterior. A próxima edição da Agrishow já tem data marcada: será de 1 a 5 de maio de 2023.
De acordo com presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Carlos Marchesan, essa foi a melhor feira da história da Agrishow. “Tivemos a oportunidade de apresentar a pujança do nosso setor e, em decorrência, as necessidades para o próximo Plana Safra. O Brasil precisa crescer e o crescimento está no agro”, destacou o executivo.
Para o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e presidente da Agrishow, Francisco Matturro, tão importante quanto os resultados da feira foi o retorno dos eventos presenciais. “A Agrishow trouxe toda a tecnologia do agro enfatizando a confiança de todos para que o Brasil siga crescendo em produtividade, sustentabilidade e como principal fornecedor de alimentos e produtos para o mundo”, comemorou.
A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB). É organizada pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, grande promotor de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto.
Ineditismo
Durante a feira, a TIM assinou um acordo com a Agropalma, empresa produtora de óleo de palma sustentável, para levar mais conectividade ao campo. Em caráter pioneiro, inicialmente, a operadora vai levar cobertura 4G para as principais fazendas da companhia no país, em Tailândia, no Pará, cuja propriedade rural tem 107 mil hectares, com 39 mil de cultivo de palmeiras e o restante de reserva florestal.
Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado IoT & 5G da TIM, comemora a parceria e afirma que,com a sua cobertura 4G, as fazendas poderão habilitar recursos e explorar o potencial da internet das coisas. “Ficamos satisfeitos com essa parceria inédita no setor”, disse.
Com a parceria, as fazendas da Agropalma terão acesso à conectividade 4G necessária para habilitar recursos que podem fazer a diferença na rotina das atividades no campo e explorar todo o potencial da internet das coisas, incluindo sensoriamento de plantio orgânico, monitoramento de áreas e rastreamento de caminhões.
A parceria também prevê a conectividade de mais seis indústrias de extração de óleo de palma e palmiste, oriundo da amêndoa do fruto da palmeira oleaginosa Elaeis guineenses. Com isso, serão mais de 120 mil hectares com acesso ao 4G, o que deverá beneficiar 2 mil pessoas, segundo a TIM.
Premiação
O Prêmio Agrishow de Startups foi um dos destaques da feira. O objetivo da premiação é reconhecer as melhores soluções para o agronegócio. Entre as onze finalistas do prêmio, o primeiro lugar ficou com a startup Tarvos, cujo enfoque é o controle de pragas por meio de armadilhas inteligentes que conseguem capturar, identificar, analisar e gerar informações sobre a situação das lavouras.
“Nosso diferencial é desenvolver e operar estações inteligentes que acompanhem a produção de várias culturas. Além disso, as informações são disponibilizadas ao produtor rural por meio de WhatsApp”, observa Andrei Grespan, um dos sócios fundadores da Tarvos.
O Prêmio tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia, incentivando o seu alcance tanto para grandes quanto para pequenos e médios produtores rurais. “São muitos agentes e variáveis que influenciam a cadeia produtiva de diversas formas. A iniciativa da Agrishow em promover esse prêmio deu visibilidade às startups do segmento, mas também oferece ao produtor rural oportunidade para encontrar soluções para seus problemas no campo”, destaca Lucas Ribeiro, gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e membro da Comissão Julgadora do prêmio.