Seis trabalhos científicos inscritos na 13ª Jornada de Iniciação Científica foram premiados como os melhores trabalhos desta edição, um em cada categoria. A entrega dos certificados ocorreu ontem à noite, na abertura do evento, no auditório da Universidade do Constestado (UnC), em Concórdia, Santa Catarina.
Na categoria Ciências Biológicas e Engenharia, o trabalho certificado foi “Avaliação do potencial de crescimento da cepa Chlorella sorokiniana LBA39 em diferentes meios de cultura”, de autoria de Tauani Fonseca, Helga Dinnebier, Renata Colombo, William Michelon, Airton Kunz e Alexandre Matthiensen.
Em Ciências Exatas e da Terra o trabalho que ficou entre os melhores foi “Análise de nicarbazina em rações de frango de corte por HPLC-UV”, de autoria de Ana Júlia Neis, Vivian Feddern, Anildo Cunha Júnior, Vanessa Gressler e Rodrigo Hoff.
O trabalho “Psicologia na escola: observação, análise e interpretação do comportamento de um aluno do 4° ano do ensino fundamental” foi o melhor trabalho na categoria Ciências Humanas. A autoria é de Gustavo Colla, Suzane Sulenta e Valdemir Debastiani.
Mais categorias
Na categoria Ciências Agrárias foi considerado como melhor trabalho a “Comparação da pressão ambiental da suinocultura no âmbito dos municípios da microrregião de Concórdia”, de autoria de Anderson de Rossi, Alexandre Matthiensen e Cláudio de Miranda.
Em Ciências Sociais Aplicadas o trabalho foi “Receita pública: a relação de dependência das transferências intergovernamentais dos municípios de Santa Catarina”, de autoria de Larissa do Nascimento e Claudiane Granemann. E na categoria Ciências da Saúde o trabalho que recebeu a indicação foi “Antropometria, estado nutricional e estilo de vida em idosos”, de autoria de Richele Rauschkolb e Inezia Zanardi.
Palestra sobre bioeconomia
Logo após a abertura oficial, a professora doutora Cintia Neves Godoi apresentou a palestra “Bioeconomia, inovação e concentração de riqueza nos espaços urbanos e a manutenção do problema da sustentabilidade”. Na sequência os acadêmicos apresentaram os trabalhos científicos, de acordo com a categoria, em pôster e oral. Nesta edição foram selecionados para apresentação 56 trabalhos.
A JINC é um evento organizado pela Embrapa Suínos e Aves e pela Universidade do Contestado – UnC, com apoio do Instituto Federal Catarinense – Campus de Concórdia. Ela constitui uma oportunidade para divulgar e valorizar o conhecimento gerado nestas instituições envolvendo os alunos de iniciação científica. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2019 de Concórdia.