A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), está com inscrições abertas, até próximo dia 20 de janeiro, para uma bolsa de pós-doutorado em Processos Térmicos de Alimentos.
A duração é de 24 meses e o valor mensal de R$ 7.174,80, isento de Imposto de Renda, sendo feita reserva técnica anual de 15% para despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Oferecida por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa (PDIP) do Ital, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a bolsa é destinada a candidatos com graduação e doutorado em Engenharia de Alimentos e áreas afins, sendo que o doutorado deve ter sido finalizado há menos de sete anos.
São exigidas também experiências comprovadas em pesquisas na área de processos térmicos de alimentos e transferência de calor e em utilização de ferramentas estatísticas para processamento e análises de dados, além de produção científica em periódicos indexados e conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação.
O candidato aprovado atuará na área de Engenharia de Processos do Centro de Tecnologia de Laticínios (EP-Tecnolat) do Ital, em Campinas, onde deverá desenvolver projeto relacionado a processos térmicos de alimentos, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, colaborar com outros pesquisadores do instituto no desenvolvimento de outros projetos, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento.
Outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no link http://ital.agricultura.sp.
Sobre o Ital
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), um dos seis institutos que compõem a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.
Fundado em 1963 e situado em Campinas (SP), o Ital conta com unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação.
O Ital é certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela Cgcre/Inmetro. Outras informações estão disponíveis no site www.ital.agricultura.