
Especialistas abordarão doenças que podem acometer suínos, como a Síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRS) e Diarreia Epidêmica dos Suínos (PED). Foto: Divulgação
Diversos países enfrentam ou já enfrentaram grandes desafios com questões ligadas à sanidade da suinocultura. Para abordar as medidas para o diagnóstico e controle em casos de surtos, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) promoverá o painel Enfermidades Emergentes de Suínos, durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), que será realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).
Programado para o segundo dia do encontro, a explanação será comandada pelo professor doutor David Barcellos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As apresentações e debates acerca do tema ficarão por conta de Janice Zanella, chefe geral da Embrapa, Marcelo Nunes de Almeida, pesquisador da Iwoa State University, e Geraldo Marcos de Moraes, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Nas apresentações, os especialistas abordarão assuntos relacionados a doenças que acometem esses animais, como a Síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRS) e Diarreia Epidêmica dos Suínos (PED). Embora estas enfermidades não tenham sido detectadas no Brasil e não afetem humanos, devido as perdas econômicas que podem causar à suinocultura brasileira em caso de contaminação, é fundamental que todos sigam as normas de segurança.
Recomendações ao suinocultor
“De maneira geral, as orientações passadas aos produtores é evitar em sua granja visitas de estrangeiros ou de qualquer pessoa que não seja do sistema produtivo, àqueles que forem viajar para o exterior, não visitar granjas de produtores de suínos e não trazer na mala produtos suínos, pois a doença também pode ser disseminada pelas roupas e calçados”. comenta Rui Vargas, diretor técnico da ABPA.
Ainda de acordo com ele, “nosso sistema produtivo deve estar sempre atento e seguir as regras de sanidade. Todo cuidado é pouco para lidar com enfermidades”
O painel Enfermidades Emergentes de Suínos acontece dia 28 de agosto (quarta-feira), a partir das 9h, dentro da programação do SIAVS. Inscrições pelo site www.siavs.com.br.
Sobre o evento
Em sua última edição, atraiu mais de 15 mil visitantes de 51 países. Em torno de 1,7 mil congressistas participaram de uma das maiores programações de palestras do agronegócio.
O Projeto Produtor, iniciativa exclusiva do SIAVS voltada para os avicultores e suinocultores, atraíram 1,4 mil produtores ao Anhembi Parque.
Cerca de 150 empresas expuseram seus produtos e soluções na maior feira da avicultura e da suinocultura do Brasil. Ao todo, 31 agroindústrias exportadoras de aves, ovos e de suínos participaram do evento, participando de encontros com importadores, compradores do mercado interno e fornecedores.