Data aquece comercialização de flores, plantas e acessórios
O Dia das Mães representa 16% da comercialização anual de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração do país. Este ano, a incremento nas vendas é estimado entre 8% e 10%, apesar do clima ter atrapalhado o florescimento de algumas espécies. O Ceaflor, moderno mercado atacadista desse setor, localizado em Holambra, no interior de São Paulo, se preparou para o aumento da demanda dessa época.
Segundo a gerente de Operações do Ceaflor, Ana Rita Stenico, para atender à demanda, que nos dias normais de comércio atacadista é de 750 caminhões/dia, a administração antecipou o horário de carregamento das 6h00 para 4h00, com a movimentação e descarga de produtos começando meia noite. O maior desafio do período, de acordo com Ana, é proporcionar agilidade na circulação e escoamento das mercadorias.
Diversidade
Quanto aos produtos, a diversidade de variedades ofertadas, cores e preços garante aos filhos e netos encontrarem facilmente uma flor ou planta que identifique a personalidade de sua mãe ou avó.
Segundo o Ceaflor, essa diversidade é importante, particularmente em 2023, porque o verão foi de muita chuva e de temperaturas mais baixas, o que fez com que algumas flores, normalmente as cultivadas no campo ou em estufas sem tecnologia de controle de temperatura e umidade, adiantassem ou atrasassem a floração, o que pode reduzir a oferta de alguns produtos na data.
“Nossos produtores e comerciantes estão otimistas com o Dia das Mães e prontos para ofertar ao mercado brasileiro a enorme variedade de produtos em flores de corte e em vaso e plantas ornamentais em diferentes cores, tamanhos, texturas e preços, a fim de que todas as mães sejam homenageadas com flores por seus filhos e netos”, comenta o presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues.