Cresce o faturamento das farmácias de manipulação para atender ao setor pet
Quem tem animal de estimação sabe como é difícil administrar um medicamento veterinário. Eles relutam, cospem os comprimidos, fazem manha. Para ajudar neste desafio, medicamentos veterinários de manipulação ganham o mercado.
Criada em 2004, pela farmacêutica Sandra Schuster, a DrogaVET, empresa pioneira e maior rede de farmácias de manipulação veterinária do Brasil, investe em fórmulas elaboradas para criar medicamentos mais palatáveis ao gosto do animal.
“Um dos diferenciais da manipulação veterinária é exatamente a facilidade na administração do medicamento, pois permite que a medicação seja oferecida em forma de biscoitos, xaropes, pomadas e shampoos”, explica Sandra. “E ainda com a possibilidade de personalizar de acordo com o sabor preferido do animal”. Picanha, salsicha, atum, bacon, pão, queijo são alguns dos sabores disponíveis.
Benefícios
Além dessa vantagem, os medicamentos manipulados oferecem outros benefícios, como a dosagem de acordo com o peso animal, a associação de medicamentos, e a redução do estresse do animal no momento da administração. Fora isso, os produtos não contêm açúcares, corantes ou conservantes.
“São produtos destinados para tratamento de diversas doenças, sejam elas crônicas ou agudas, como, por exemplo: antibióticos, cardiotônicos, cremes cicatrizantes, antipulgas, vermífugos, complexos vitamínicos etc”, conta Sandra.
A manipulação veterinária permite a associação de diversos princípios-ativos, potencializando a eficiência e a velocidade no tratamento, bem como a produção de medicamentos exclusivos que não existem no mercado de medicamentos industrializados.
Inovação
Investindo em tecnologia e inovação, todos os medicamentos são manipulados em cada unidade da DrogaVET. Atualmente, são duas unidades próprias e 16 franquias. “Cada franquia conta com pelo menos um farmacêutico magistral, um veterinário e técnicos de laboratório”, explica Sandra Schuster.
Em 2013, a rede faturou R$ 19 milhões. De acordo com Sandra, o mercado está crescendo, pois a manipulação de medicamentos ainda é novidade. “Notamos que, após os proprietários conhecerem nossos produtos e confiarem no tratamento, eles se tornam clientes frequentes. Nossa expectativa é crescer 10% em 2014”. Até 2017, a DrogaVET pretende chegar a 50 unidades.