As restrições ambientais para empreendimentos de grande porte – como hidrelétricas e termoelétricas a óleo e carvão –, associadas à necessidade de produzir energia próximo ao ponto de consumo, impactam na redução no custo de energia e levam o Brasil a se interessar, cada vez mais, por outros tipos de energia, especialmente pela geração solar.
De olho nisso, a braskem, maior petroquímica das Américas, firmou parceria com a Cielet Terre Brasil, joint venture Ciel& Terre (França) com a empresa brasileira sunlution, proprietária da tecnologia Hydrelio® de geração fotovoltaica flutuante, que apresenta diversas vantagens sobre a tecnologia tradicional de geração solar em terra.
Desenvolvida pela companhia francesa, a tecnologia Hydrelio® é pioneira no mercado mundial para usinas flutuantes de geração solar. É composta por painéis fotovoltaicos dispostos sobre flutuadores de polietileno de alta densidade, fabricados com resinas da braskem.
Benefícios
As placas solares sobre flutuadores podem ser aplicadas em uma gama variada de superfícies de água, tais como lagos industriais e de retenção, reservatórios de irrigação e de água potável, estações de dessalinização e de tratamento de águas, açudes e canais.
Entre os benefícios mais expressivos na utilização dessa tecnologia estão a liberação de terrenos em terra firme, que seriam ocupados pelo sistema tradicional de geração solar; para usos voltados à produção rural (criação, agricultura etc.); redução de custos de ligação à rede pela utilização de infraestruturas elétricas existentes; aumento da produtividade fotovoltaica, devido à refrigeração natural do sistema pela superfície da água; manutenção mais simples e barata; entre outros.
www.braskem.com.br