Casal utiliza goiabas, mangas e jabuticabas cultivadas na sua propriedade em suas receitas
O casal Fabio Barbosa Mesquita e Luanna da Silva Moura decidiu agregar valor às frutas colhidas no Rancho Salomão, em Águas Lindas de Goiás, município do entorno do Distrito Federal. Para isso, contou com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), na estruturação de uma agroindústria de geleias.
Em três meses, Luanna e seu esposo colocaram a empresa em funcionamento e lançaram a marca, que já comercializou mais de 100 potes de geleia produzida artesanalmente com frutas cultivadas no rancho. A propriedade de dois alqueires possui 50 pés de jabuticaba, 20 pés de manga e 15 pés de goiaba.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Daniel Pereira, responsável por assistir a família, inicialmente, a principal atividade da propriedade era o cultivo de milho. Em uma das visitas técnicas, o profissional viu Luanna preparando geleias e sugeriu ao casal aumentar a área voltada para a fruticultura. “A Emater atua prestando assistência em todas as etapas, do preparo do solo à comercialização”, conta Pereira. “A ideia é ampliar ainda mais e implantar novas espécies de fruteiras para diversificar a produção.”
Características
Segundo Luanna, o produto é uma novidade em Águas Lindas de Goiás. “Temos uma proposta diferente, artesanal e mais rústica. Queremos levar um pouco da nossa fazenda para a casa das pessoas, oferecendo produtos naturais e saudáveis”, explica. A marca também oferece opções sem açúcar e com açúcar demerara.
O marido de Luanna já passava grande parte do tempo cuidando da chácara, mas a propriedade ainda não era uma fonte de renda. Tudo mudou quando ela ficou desempregada e resolveu morar no rancho e torná-lo lucrativo.
Na opinião do técnico Daniel, a construção da agroindústria de geleias foi compatível com a aptidão empreendedora da família. “Eles podem aproveitar frutos que não servem para o mercado e realizar o processamento para a fabricação das geleias. Além disso, a forma como eles estão trabalhando a embalagem e a identidade visual é excelente”, comenta.
Inovação
O produto foi contemplado com o Selo de Inovação Rural, emitido pelo Governo de Goiás, por meio da Emater, para identificar produtos elaborados no Estado mediante processos inovadores. A certificação confere maior valor de mercado ao alimento e garante que foi fabricado de acordo com a fiscalização prévia industrial e sanitária.
As geleias do Rancho Salomão são comercializadas em uma feira semanal de Águas Lindas de Goiás e também pela internet. Luanna também confecciona cestas especiais sob encomenda e está empenhada em um novo projeto para as festividades natalinas.
Fonte: Comunicação Setorial da Emater Goiás