O sistema do Tomatec produz frutos limpos, resistentes e de excelente aparência
Ao lado das culturas da batata, mamão e morango, a do tomate é uma das que apresenta maior resíduo de defensivos agrícolas. Uma tendência que vem se tornando mais forte no Brasil e no mundo é o consumo de alimentos cultivados de forma natural, ou seja, sem uso de produtos químicos. Seguindo esta tendência, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ) realizou experimentos que resultaram no sistema de produção denominado Tomatec.
A Embrapa Solos conseguiu, pela primeira vez, produzir tomate sem resíduo de agrotóxico. E o fato histórico aconteceu em São José de Ubá (região noroeste do estado do Rio de Janeiro). As análises, feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), provaram “na ponta do lápis” a pureza do tomate.
“O Tomatec envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada. Associadas ao plantio direto foram introduzidas técnicas de fertirrigação, manejo integrado de pragas, o MIP, e ensacolamento da penca de tomate”, diz o pesquisador da Embrapa Solos e líder do projeto, José Ronaldo Macedo.
As ações de MIP e de ensacamento da penca do tomate produzem um fruto isento de agrotóxico, pois o uso deste produto é reduzido devido ao MIP e à proteção física do saco, que evita o ataque de brocas e o depósito da calda na casca do tomate. Por sua vez, a fertirrigação proporciona maior eficiência no uso da água e de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate. Já o sistema de plantio direto na palhada promove a redução do processo erosivo decorrente do preparo inadequado do solo.
O sistema de produção do Tomatec produz fruto limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que permite ao produtor obter melhor preço pelo produto no momento da comercialização.
Atualmente estão plantados aproximadamente 12.000 pés de tomate com três produtores do município de São José de Ubá, onde foram realizados os experimentos.