Em sintonia com a agenda mundial para o desenvolvimento sustentável da Rio+20, a Embrapa lançou duas novas ‘Árvores do Conhecimento’ (AC) temáticas na Agência de Informação Embrapa: a AC Sistema Plantio Direto e a AC Manejo Florestal.
O objetivo é intensificar os esforços para a mitigação dos riscos ambientais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa — principalmente do gás carbônico (CO²) — bem como do uso de combustíveis fósseis.
Florestas manejadas resultam na diminuição das taxas de emissão de gás carbônico (CO²), na redução do desmatamento e, consequentemente, em aumento do florestamento em função da maior produção por área e tempo de residência dos estoques de carbono. Nos últimos anos, o manejo florestal tem também representado uma oportunidade de negócios.
Manejo Florestal
A nova Árvore do Conhecimento Manejo Florestal — resultado da parceria entre a Embrapa Acre (Rio Branco/AC), a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) — oferece informações validadas da pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa e parceiros sobre manejo florestal empresarial, manejo florestal comunitário e manejo florestal não madeireiro.
Para o pesquisador da Embrapa Acre, Luís Cláudio de Oliveira, um dos autores da AC Manejo Florestal, a publicação é uma oportunidade de divulgação dos modelos de manejo florestal para um público amplo e em ambiente web. “Normalmente, as florestas são reconhecidas pelo seu papel ambiental e social. A Árvore do Conhecimento do Manejo Florestal é uma forma de destacar o valor econômico da floresta e, como a pesquisa científica, tem contribuído para o uso sustentável desse recurso natural e abundante no país”, afirma.
Sistema Plantio Direto
O Plantio Direto começou a ser desenvolvido no Brasil na década de 1970, evoluindo nos anos 1990 para o chamado Sistema Plantio Direto — a forma de gestão mais conservacionista da propriedade agrícola. Esse método é baseado no uso permanente da cobertura do solo com espécies diversificadas, mediante o uso simultâneo de todas as técnicas de conservação de solo e água, com ênfase para a consorciação e a rotação de culturas. Protegido da erosão, o solo responde com incrementos de teores de matéria orgânica e nutrientes, bem como com aumento da infiltração e do armazenamento de água. Com isso, a produtividade agrícola aumenta enquanto a natureza é preservada.
A Árvore do Conhecimento Sistema Plantio Direto oferece aos usuários — produtores, extensionistas, técnicos, agentes de pesquisa, estudantes e outros interessados nas atividades agropecuárias — técnicas de exploração conservacionista para seu empreendimento rural. O editor técnico da árvore, Luís Carlos Hernani, destaca as principais vantagens do plantio direto: aumento da estabilidade econômica do empreendimento rural, com a melhoria da fertilidade do solo; uso mais adequado de insumos; redução do custo de manutenção de máquinas; proteção contra erosão e perda de água.
Agência de Informação Embrapa
A Agência de Informação Embrapa é um banco de informações tecnológicas com foco em agropecuária, disponível na internet para um público diversificado. São organizadas de forma hierárquica numa estrutura ramificada denominada Árvore do Conhecimento. Compostas de nós e subnós, abrangem as fases de pré-produção, de produção e de pós-produção, além de recursos de informação na íntegra — texto, áudio, vídeo e ilustrações — possibilitando o aprofundamento nos temas conforme a necessidade de cada leitor.
Para conhecer as 30 árvores do conhecimento temáticas sobre diversos cultivos e criações basta acessar: www.embrapa.br/agencia