Embrapa Hortaliças e Agrocinco lançam BRS Iracema, nova cultivar de tomate de mesa
Produtores de tomate contam agora com mais um material desenvolvido pela Embrapa Hortaliças em parceria com a empresa de sementes Agrocinco. A nova variedade de tomate do tipo cereja recebeu o nome de BRS Iracema – lábios de mel, em tupi-guarani –, em referência ao sabor adocicado de seus frutos.
A BRS Iracema é uma cultivar híbrida, desenvolvida a partir de sementes produzidas através da polinização cruzada de plantas, e, além da doçura, resultante de seu alto teor de sólidos solúveis (brix), detém outras qualidades: frutos firmes, boa durabilidade pós-colheita, excelente sequência de pencas e tolerância a nematoides-das-galhas do gênero Meloidogyne, grupo de patógenos responsáveis por provocar grandes danos à tomaticultura.
In natura
Recomendada para consumo in natura, a nova cultivar tem frutos arredondados, coloração vermelha intensa e brilhante, o que indica a forte presença de licopeno – substância que dá a cor avermelhada ao tomate e é antioxidante – quando absorvida pelo organismo ajuda a reparar danos causados pelos radicais livres.
Além desses atributos apreciados pelos consumidores, a BRS Iracema pode ser extremamente interessante para o produtor: em condições protegidas em áreas produtoras de Tupã e Adamantina (SP), a cultivar apresentou potencial produtivo de oito a dez kg de frutos por planta, de acordo com o coordenador do programa de melhoramento genético do tomateiro na Unidade, pesquisador Leonardo Boiteux. Segundo ele, a BRS Iracema também se destaca por sua versatilidade. “O híbrido pode ser plantado tanto em campo aberto, como em cultivo protegido,” salientou.
Lei da inovação
O contrato para desenvolvimento da cultivar teve como base a Lei da Inovação, que permite o investimento direto de empresas em trabalhos de pesquisa para obtenção de novas tecnologias. Para o pesquisador, o modelo de cooperação baseado nessa lei faculta à Embrapa construir e viabilizar parcerias com pequenas e médias empresas de sementes, o que representa “ganhos para todo mundo”. A partir de um contrato de cooperação entre a Unidade e a Agrocinco, foi realizado um investimento direto da empresa no desenvolvimento da tecnologia. Boiteux esclarece que as sementes da BRS Iracema podem ser adquiridas pelos produtores diretamente com a empresa parceira.
Anelise Macedo – Embrapa Hortaliças