De olho nas vendas online e com direito a aplicativo de celular, a Blessing aposta em tecnologia sem abrir mão do tradicional “sabor da vovó” de suas geleias
Maior produtora nacional no ramo de geleias e um dos principais nomes da produção orgânica no Brasil, a empresa iniciou sua produção no Sítio Santa Teresinha, em São Paulo, em 1999, com o cultivo de plantas medicinais, hortaliças e algumas frutas. Hoje, somos os únicos a fazer produtos da nossa linha com qualidade excepcional. O que mais ouvimos é: ‘Nossa, que delícia, lembra a geleia da minha avó”, afirma, orgulhoso, José Estefno Bassit, diretor da Blessing.
Ele conta que a empresa, desde o princípio, se baseou no respeito ao homem e à natureza, comprometendo-se a promover saúde e levar qualidade de vida ao agricultor e ao consumidor, com alimentos 100% integrais e naturais.
Parceiros pelo Brasil
Para isso, a Blessing possui parceiros em diversos pontos do país, o que ajuda na propagação de uma agricultura orgânica de qualidade no Brasil. “Mantemos parcerias e realizamos visitas periódicas a agricultores orgânicos em várias regiões do país. Temos uma conjunta preocupação com a qualidade, o coração orgânico dos agricultores e uma remuneração justa. Nosso objetivo é formalizar em breve nossa política e ações de comércio justo, que sempre praticamos e acreditamos”, diz Bassit.
A empresa conta com uma extensa área de mata nativa e cultivo de diversos tipos de frutas. Ao todo, são 14 hectares de terras, tudo orgânico. Além disso, há também a agroindústria, onde são processados os produtos como tomate e seus derivados, as geleias (principal produto da marca), purês, entre outros produtos de qualidade.
A Blessing ainda possui indústrias de desidratação para seus chás.
Comércio online
Para contribuir com esse avanço dos orgânicos no Brasil, a Blessing também faz uso da tecnologia. A empresa criou um espaço de compras em seu site, entregando produtos em domicílio para todo o país. A empresa almeja que ao menos 20% de seu faturamento venha desse setor, o que ainda não tem acontecido. A ideia é que, em breve, esse mercado se torne mais lucrativo. “Nossas vendas on-line ainda não estão alcançando nossos objetivos, mas estamos nos dedicando para que isso possa ocorrer logo.” Mesmo sem o sucesso esperado nas vendas on-line, Bassit afirma que a empresa cresce cerca de 30% ao ano.
Aplicativo para celular
O site também possui um espaço para dicas de saúde e receitas, onde os consumidores podem aprender como fazer alguns produtos orgânicos em casa. E a participação da tecnologia na empresa não para por aí. Recentemente, foi lançado o aplicativo da Blessing para celular, que também pode ser utilizado para encomendas. A novidade é que, pelo aplicativo, as encomendas são feitas por um serviço de GPS integrado, permitindo ao cliente encontrar o produto escolhido em um ponto de venda mais próximo disponível.
De acordo com Bassit, essa inovação tem contribuído de maneira muito positiva para a divulgação da empresa: “Esta novidade do aplicativo foi muito bem recebida pelo mercado. Divulga nossa marca e auxilia as pessoas a encontrarem nossos produtos. Temos mais de 3.800 downloads, gente utilizando o aplicativo diariamente em todo o Brasil, e, surpreendentemente, pessoas de outros países como Portugal, EUA, China, fizeram o download. O Brasil representa mais de 90% dos usuários, sendo mais de 80% em São Paulo.”
A Blessing, atualmente, é certificada pela Ecocert e atua somente no Brasil, mas a empresa quer ir mais longe e fazer seus produtos cruzarem o oceano. “Pretendemos ampliar nossa certificação para ser compatível também com outros países e continentes”, revela Bassit.
Mudança de hábito
Na questão cultural, Bassit acredita que a Blessing possa contribuir com uma mudança de hábito do consumidor, inserindo cada vez mais produtos orgânicos na alimentação do brasileiro, que contribuem não só para uma alimentação mais saudável, mas também de forma curativa. “Nós sempre promovemos palestras, participamos ativamente de reuniões e eventos que possam levar e trazer conhecimento para as pessoas. Acreditamos na medicina natural, na alimentação curativa, nas plantas medicinais e em todo o conhecimento ancestral, sem excluir nada. Inclusive, valorizando também nosso conhecimento científico”, conclui.
Comida de verdade
Segundo Bassit, a prática de manejo adotada pela empresa é rigidamente seguida com respeito ao ser humano e ao meio ambiente, preservando ao máximo as águas, o solo, os animais, as plantas nativas, mantendo assim a maior biodiversidade possível. Temos um retorno de informações que nos deixa muito felizes. Os consumidores nos olham como sinônimo de bem-estar, qualidade de vida, saúde, sabor, preservação da vida, e comida gostosa. Ao longo de 10 anos é isso que nós mais escutamos e lemos a nosso respeito”, comemora. “Estão descobrindo que vendemos comida de verdade!”.