Já conhecida por seu uso em humanos, a homeopatia vem conquistando também os pacientes de quatro patas
A hora de administrar medicamentos a filhotes, idosos e fêmeas prenhas sempre inspira mais preocupação em seus proprietários. Nesta e em outras situações, a homeopatia representa uma alternativa de tratamento menos agressivo, com ação preventiva e curativa contra inúmeras patologias dos animais de estimação.
Produzidos exclusivamente com matérias-primas e processos naturais, os medicamentos homeopáticos agem ao estimular o potencial energético dos pacientes. E, sem causar efeitos colaterais, podem combater desde problemas aparentemente simples, como infestações por pulgas e carrapatos, até doenças graves como diarreias, problemas cardíacos e renais. Outro ponto positivo da homeopatia é a sua administração, que pode ser feita de diversas maneiras, como pela adição no alimento ou na água, ou oferecida diretamente, pois não altera sabor ou cheiro.
Diversas indicações
Em entrevista para A Lavoura, a médica veterinária Patrícia Martins de Rezende revela que não só os animais de estimação mais sensíveis podem se beneficiar com o uso da homeopatia.
Como os animais idosos podem se beneficiar desse tipo de tratamento?
Como eles têm o organismo mais frágil, é muito importante tomar cuidado com os medicamentos que serão administrados para que não ocorram complicações, como os efeitos colaterais ocasionais de medicamentos alopáticos. Para os animais idosos, assim como para os animais de todas as idades, a grande vantagem da homeopatia é que os medicamentos proporcionam a cura das doenças de forma rápida, duradoura e sem causar reações adversas.
A homeopatia é uma alternativa na preparação para amenizar o stress de viagens?
Sim, os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados em todas as situações de estresse. A homeopatia diminui a resposta do animal frente a essas situações. No caso das viagens, se é um animal inquieto, ansioso ou tenha medo, sendo tratado com a homeopatia, irá perceber tudo o que esta acontecendo, mas vai deixar de se importar com o que antes tanto o irritava.
Fêmeas prenhes: preocupação com a ninhada
Quais são os tratamentos que a fêmea prenhe pode receber sem prejuízo aos filhotes?
No período de gestação e lactação, a fêmea pode receber qualquer tipo de tratamento homeopático. A homeopatia não gera nenhum problema para a mãe e nem para os filhotes, ao contrário do que ocorre no caso da alopatia, onde muitos medicamentos não podem ser utilizados em fêmeas gestantes, pois oferecem riscos à saúde dos fetos, e, em alguns casos, à própria fêmea.
Quais são as doenças com maior taxa de sucesso no tratamento em comparação a medicação alopática? E o oposto?
A homeopatia, assim como a alopatia, são terapêuticas eficazes no tratamento das doenças. A taxa de sucesso em ambos os tratamentos vai depender muito do diagnóstico correto e se o proprietário seguir as recomendações feitas pelo veterinário. Dos casos que nós acompanhamos com tratamento homeopático, praticamente todos apresentaram resposta satisfatória.
É possível associar tratamentos homeopáticos e alopáticos ou não é recomendado? O que fazer, por exemplo, na necessidade de antibioticoterapia?
Se o animal precisar tomar antibióticos, ou qualquer outro tipo de medicamento alopático, não é preciso suspender a homeopatia por isso, as duas terapêuticas podem ser associadas, não há nenhuma contra indicação.
Há indicação para tratamentos prolongados, como afecções dermatológicas?
Sim, os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados em todos os tipos de doenças. Apresentam resultados excelentes em dermatites e dermatoses.
Proprietário: dedicação ao tratamento
Quais os principais cuidados na administração da medicação homeopática, como frequência de administração etc.?
É importante o diagnóstico correto para que o veterinário possa indicar os medicamentos mais recomendados para cada caso. O sucesso do tratamento depende muito d proprietário, que precisa seguir as orientações do veterinário corretamente como: dose, freqüência de administração e não suspender o tratamento antes que o veterinário recomende.
Existem mitos negativos que ainda precisam ser combatidos?
Talvez, as maiores dificuldades no uso de medicamentos homeopáticos ocorram por se tratar de um conhecimento diferente, e por haver um grande número de medicamentos e de patologias em veterinária. Os complexos homeopáticos, facilitam o uso da homeopatia por veterinários que não são especialistas, pois em cada complexo já estão todos os medicamentos para determinada doença, e nas dinamizações adequadas.
Como está a procura dos profissionais em busca de especialização? Acha que a especialidade se expandiria com o contato dos estudantes já durante a faculdade?
O interesse pela homeopatia por parte dos profissionais é cada vez maior, tanto é que já existe uma associação dos médicos homeopatas brasileiros a AMVHB. Falar de homeopatia já na faculdade é fundamental para que esta terapêutica cresça, pois muitos veterinários saem das universidades sem saber nada sobre o assunto.
É possível fazer um perfil dos clientes que procuram a homeopatia?
A maioria dos proprietários que buscam a homeopatia para seus animais são aquelas pessoas que já utilizaram medicamentos homeopáticos, e querem este tipo de tratamento para suas mascotes por saberem das vantagens que esta terapêutica possui. Outras pessoas que procuram a homeopatia são aquelas em que o animal já passou por vários tratamentos alopáticos e ainda não foi curado. E, por último, nos casos em que os veterinários prescrevem os medicamentos homeopáticos.