Embrapa Recursos Genéticos e biotecnologia promove, no período de 27 a 31 de maio de 2014, o 45º Curso de Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais. O curso é voltado a produtores rurais, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, com o objetivo de capacitá-los na técnica chinesa de cultivo de cogumelos “JunCao”, adaptada para o Brasil, que é capaz de tornar o cultivo de cogumelos mais barato e ambientalmente mais saudável. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2014/curso_CultivoCogumelo.html até o dia 20 de maio. Estão sendo oferecidas 40 vagas.
A técnica JunCao torna o cultivo de cogumelos mais barato, pois utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de madeira e serragem, como os meios de cultivo tradicionais. O curso será ministrado a partir de aulas práticas e teóricas.
Além do cultivo, os participantes terão também acesso a conteúdos relacionados a esses fungos, como: morfologia, fisiologia, reprodução, classificação, caracterização química e biocontrole, entre outros.
Por que cultivar cogumelos?
Os cogumelos são alimentos muito nutritivos — com quantidade de proteínas superior a da carne — de 28 a 34%, contra 14% da carne — e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos e com baixo teor de gordura. Em 1995, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e biotecnologia, Arailde Urben, trouxe a técnica JunCao da China e adaptou-a para o brasil. De lá para cá ela tem se esforçado para divulgá-la junto aos produtores brasileiros, especialmente a partir de cursos, visando tornar o cultivo de cogumelos mais popular, já que a produção desses fungos no país é ainda inexpressiva quando comparada com outros países. O consumo de cogumelos per capita no Brasil é de apenas 160g/ano, contra 2 kg/ano na França, por exemplo. O banco genético de cogumelos para uso humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conta atualmente com cerca de 400 espécies de cogumelos de interesse alimentar e medicinal. A pesquisadora Arailde urben enfatiza que ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil. “Os cogumelos nutricionais e medicinais são importantes para a saúde humana, porém ainda pouco conhecidos pela população brasileira. O curso vai ensinar as técnicas de cultivo de cogumelos comestíveis, incentivando também o seu consumo”, afirma.
O último dia de realização do curso (sábado, 31 de maio) será dedicado à realização de palestras abertas ao público. Esses palestras que acontecem no auditório Assis Roberto de bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação biológica – PqEb, final da Av. W5 norte, atrás da 2ª DP, Asa norte, Brasília/DF) e a entrada é franca.