A alstroemeria, também conhecida como orquídea do campo, floresce durante o ano inteiro, sobretudo no inverno. Sua florada traz um colorido especial e dá charme à estação mais fria e cinzenta do ano
É no inverno que a natureza repousa e a maioria das flores deixa de desabrochar. Mas, com a alstroemeria (também chamada de orquídea do campo) isso é diferente, pois a planta se beneficia bastante das baixas temperaturas da estação mais fria do ano, aumentando significativamente a produção.
De acordo com engenheira agrônoma Camila Reijers, da Rosas Reijers, a alstroemeria tem um formato peculiar, com vários botões por haste e uma durabilidade surpreendente. “Bem cuidada, pode durar de três a quatro semanas no vaso. A recomendação é mantê-la em recipiente com água limpa, em local fresco com ventilação e luz indireta”, aconselha Camila.
Excelente opção
O inverno tende a ser uma estação sem cor, pois muitas plantas só voltam a florir próximo à primavera. Isto faz da alstroemeria uma excelente opção para decorar e dar um colorido diferente, pois são encontradas em diversas cores, em tons laranja, rosa, vermelho, amarelo, pink e lilás. “As alstroemerias nascem durante o ano inteiro e, ao contrário de grande parte das flores, no inverno, brotam em maior número — explica a engenheira agrônoma.
Em alguns municípios de Minas Gerais, como Itapeva, por exemplo, onde há uma unidade da Rosas Reijers, o clima é bastante propício à produção dessa flor, devido às altitudes e temperaturas mais baixas. A empresa iniciou o cultivo das alstroemeria no final de 2011 e, pelo forte potencial do modelo, já está ampliando a sua área de produção.
Sobre a Rosas Reijers
Com duas fazendas em atividade (Itapeva, MG, e São Benedito, CE), a Rosas Reijers é considerada a maior produtora de rosas do país. São mais de 30 anos de atuação e mais de 50 tipos de rosas, em diversas cores, formas, perfumes, tamanhos etc. No total, são 45 hectares de área produtiva, que abastecem todo o território nacional, incluindo a exportação para a Holanda. As rosas são cultivadas em sistema de substrato e no pico da safra são colhidos aproximadamente 170 mil botões ao dia.
A Rosas Reijers é certificada pela MPS – Método de Produção Sustentável – com 98,8 pontos – a maior nota entre 4.100 produtores inscritos em todo o mundo (50 países). Pertence ao Grupo Reijers, que tem ainda outras fazendas em Andradas (MG), Holambra (SP), e Ubajara (CE).