Trazendo a ideia de beleza já no nome, a empresa Cassiopéia inspirou-se num personagem da mitologia grega, a vaidosa mãe da princesa Andrômeda. Outra fonte de inspiração foi a versátil Aloe Vera, ou babosa, por suas propriedades antiinflamatórias e antibacterianas, e que compõe diversos produtos da empresa
Fundada em 1981 por Malte Weltzien, a Cassiopéia comercializava produtos de limpeza concentrados para revenda porta a porta. Na época, as formulações ainda eram derivadas de petróleo, mas o ideal que Weltzien buscava era lançar produtos que fossem 100% de origem vegetal. A substituição das matérias-primas de origem petroquímica foi gradativa, até que, em 1994, foi lançado o primeiro concentrado de origem vegetal. Contudo, como na época a questão ambiental não era um tema de destaque na mídia, houve uma pequena aceitação, mas o sonho de Malte Weltzien fora realizado.
Como explica Becky Weltzien, diretora atual da Cassiopéia, nos anos seguintes foram surgindo mais matérias-primas de origem vegetal, o que permitiu a mudança da composição de mais produtos da linha. “Observamos que o mercado e a questão ambiental estavam cada vez mais em pauta. Assim, avaliamos que era o momento de lançar uma linha para o varejo: deste modo nasceu a linha BioWash Pronto Uso”, conta a diretora. “Nossas formulações foram desenvolvidas seguindo diretrizes europeias. Optamos também por certificar esta linha pelo IBD, para que o consumidor tivesse a garantia de veracidade e não apenas um marketing falso”, afirma.
Uma das “estrelas” das formulações dos produtos é a Aloe vera. Malte Weltzien era um entusiasta da espécie e suas propriedades, com experiência com o cultivo desde que morava na Espanha. No Brasil, desde 1986 a empresa cultiva a planta em Jarinu, interior de São Paulo, seguindo métodos orgânicos/biodinâmicos. “A babosa pode ser colhida ao longo do ano todo, porém é no verão que ela se desenvolve melhor e o rendimento por folha aumenta”, revela Becky, que aponta outro componente importante do cultivo biodinâmico: a aplicação de preparados. “Foi necessário que fizéssemos treinamento da mão-de-obra. Os trabalhadores não só precisam saber do que se trata esta agricultura, como também a maneira correta de aplicar as técnicas biodinâmicas”.
Diferenças entre orgânico e biodinâmico
A diretora explica que o modo de produção biodinâmico vai além do cultivo orgânico. Para seus produtos a Cassiopéia a aproveita a polpa da babosa, com um processo artesanal de extração. A cultura é feita na própria propriedade. “Além de não utilizamos tipo algum de defensivo agrícola, preservamos o meio ambiente e damos uma vida digna aos trabalhadores. Seguimos um calendário lunar que guia o plantio e colheita, e também são utilizados os preparados biodinâmicos que mencionei, que são como homeopatia para as plantas e a terra. Já para obter a certificação de nossos produtos, foi preciso seguir diretrizes criadas pelo IBD. A formulação precisa ser totalmente livre de petroquímica e ainda conter 5% de matéria-prima orgânica – para isso usamos o extrato de Aloe Vera orgânico. Todo ano somos auditados por eles para poder renovar o certificado.”
A Cassiopéia possui hoje linhas que atendem a diferentes fins: a linha BioWash Pronto é composta por 20 produtos e mais quatro concentrados. A linha Auxi para uso Institucional tem 10 componentes, enquanto a linha de cosméticos Veraloe está no momento sendo reformulada, sem data prevista para relançamento. Além da babosa, são utilizadas outras espécies vegetais para a produção, como óleos de coco de babaçu, de mamona, essenciais e outros. Os corantes também são de origem vegetal, como clorofila e caroteno.
Quanto às fórmulas – inovadoras para produtos de limpeza, – a diretora revela que os técnicos da própria Cassiopéia trabalharam em conjunto com um químico europeu, que já atuava no ramo de produtos de limpeza naturais. Entretanto, Weltzein lamenta que não é fácil encontrar no país fornecedores de matérias-primas de origem vegetal. “O número ainda é bem restrito, mas também sabemos que é um mercado em crescimento.”
Para continuar marcando sua evolução no mercado orgânico, a diretora informa que a empresa reformulou seu site, que conta com uma loja virtual e notícias do setor. Além disso, para 2012 a Cassiopéia se prepara para ampliar sua linha Auxi Institucional.