Linha de produtos 100% naturais para bebês, novidade no Brasil, é a aposta da Reserva Fólio para satisfazer aos clientes fiéis
De uma pequena fábrica no meio do verde da Mata Atlântica, aos arredores de Nova Friburgo-RJ, vem um produto inédito para o mercado brasileiro. Uma linha de cosméticos 100% naturais para bebês, idealizada por Simone Valladares. Ela está à frente da Reserva Fólio, empresa parceira da rede OrganicsNet, que produz cosméticos naturais e orgânicos desde 2003, e cresce 30% ao ano.
“Minha família já produzia cosméticos naturais, mas, na época, não se pensava em certificação. Então, decidi que queria ser natural, ao máximo. Por isso, os orgânicos”, afirma Simone, que explica de onde surgiu a ideia de uma linha voltada para os pequeninos. “Veio de uma percepção natural do mercado, da demanda, não houve uma pesquisa. Tenho uma boa expectativa em relação à nova linha”.
Se o estudo de mercado para lançamento da linha partiu do puro feeling, típico dos empreendedores, a concepção e fabricação dos produtos exigem mais seriedade e tempo. Segundo Simone Valladares, “antes de ser lançado, cada produto passa por um longo processo de pesquisa e controle de qualidade, que pode levar de 3 a 5 anos”.
Mascote
Depois de prontos, os produtos são testados em voluntários. “Aqui nada é testado em animais”, diz a proprietária da Reserva Fólio, apontando para o símbolo e mascote da linha de bebês, o Folinho. “Esse coelhinho é o nosso selo de cruelty free (livre de crueldade animal)”. Além desse selo, todos os produtos são certificados pelo IBD, certificadora agropecuária e alimentícia. “A certificação confirma a qualidade do nosso trabalho”, complementa.
Ao todo, são 27 produtos, entre sabonetes, óleos e loções, sem corantes ou aromatizantes artificiais, livres de substâncias químicas e derivados de petróleo, além de hipoalergênicos. Tudo isso, segundo a empresária, dá segurança ao consumidor, que responde ao cuidado da empresa.
“Temos clientes cativos que chamamos carinhosamente de “reservetes”. Eles têm uma identificação com a marca, querem saber das novidades, e não conseguem ficar sem nossos produtos”.
Mercado próspero
A marca, que está presente em empórios e lojas especializadas do Sul e Sudeste do Brasil, cresce acompanhando o desenvolvimento do mercado orgânico no país. “O setor de cosméticos foi ampliando conforme aumentava a oferta de matérias-primas”. A marca também ocupa prateleiras de outros países. A Reserva Fólio já exporta para França e Austrália, e ainda tem mais propostas internacionais. “Entendemos que é um mercado muito próspero, que temos muito para crescer, mas nossa maior preocupação é o compromisso com a qualidade”.
Sobre as dificuldades de se produzir orgânicos no Brasil, ela resume, sem tirar o sorriso do rosto: “Tem que ser apaixonado”.