Planejamento e diagnóstico da área de cultivo são fundamentais para reduzir custos e perdas
A utilização de fertilizantes químicos é primordial para uma alta produtividade na cultura da batata, a prática de manejo utilizado de forma adequada pode alcançar produtividades de 30 a 50 t/ha. Anualmente 15% do custo total da produção são destinados aos fertilizantes, assim a adubação parcelada proporciona menores custos, maior eficiência e principalmente menores perdas.
Para obter uma adubação eficiente é necessária uma diagnose correta sobre a fertilidade natural da área plantada, uma análise foliar e um histórico do local. Portanto a partir dessas características pode-se fazer uma recomendação adequada para posterior sucesso da lavoura.
Adubação nitrogenada
É de fundamental importância o parcelamento da adubação nitrogenada e potássica na cultura da batata, já que essa prática é vantajosa por evitar perdas por lixiviação e volatilização, reduz o efeito salino que pode causar injúria na batata-semente e prejudicar o seu desenvolvimento.
A sugestão é que se aplique 2,4t/ha do formulado 4-14-8, distribuindo pelo sulco de plantio e sendo misturado ao solo evitando o contato direto, que pode ocasionar em queima da batata-semente. Passados 15 dias da primeira adubação, deve-se fazer uma nova aplicação de 1,1t/ha, pois após esse período a batata já nasceu.
A adubação de cobertura deve ser feita no inicio da formação dos tubérculos, aproximadamente aos 30-35 dias do plantio, aplicando-se 400 kg/ha do formulado 12-6-12, lateralmente às fileiras das plantas. Essa aplicação deve ser feita antes da amontoa.