Diante do crescimento global do número de consumidores interessados em alimentos mais saudáveis, sem substâncias químicas e em conformidade com os padrões sustentáveis, o mercado de orgânicos ganha cada vez mais força.
Como forma de impulsionar a cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos, o Centro de Inteligência em Orgânicos – CI Orgânicos, da Sociedade Nacional de Agricultura-SNA, que conta com o apoio do Sebrae, desenvolve iniciativas para integrar e difundir informações e conhecimentos do setor.
Uma das recentes ações foi o lançamento do “Guia do Consumidor Orgânico – Como reconhecer, escolher e consumir alimentos saudáveis”.
“Conforme aumenta a demanda por alimentos orgânicos, necessitamos oferecer à população informações que beneficiem sua escolha alimentar. O guia tem como objetivo realizar uma ponte entre o consumidor que deseja alimentos mais saudáveis e a produção, informando às pessoas de que maneira são produzidos os alimentos orgânicos”, explica Sylvia Wachsner, coordenadora do CI Orgânicos.
Alimentação saudável
A publicação aborda questões como alimentação consciente, mercado de orgânicos, perfil do consumidor de orgânicos e verdades e mitos sobre agricultura orgânica; oferece dicas de alimentação saudável; ressalta a importância do solo e a água como elementos vivos e fundamentais à sustentabilidade ambiental, e esclarece dúvidas frequentes, como por exemplo, a de que os alimentos orgânicos nunca tiveram origem na transgenia ou na hidroponia (sistema produtivo que utiliza água com fertilizantes).
Elaborado pelo engenheiro agrônomo Moacir Roberto Darolt, com o apoio do Sebrae e da Itaipu Binacional, a publicação é distribuída entre os produtores orgânicos, conta com divulgação nas redes sociais e pode ser acessada no site do CI Orgânicos (http://ciorganicos.com.br).
Manual do produtor
A próxima iniciativa do CI Orgânicos será a edição, até o final do ano, do “Guia do Produtor Orgânico – Como Produzir Alimentos de Forma Ecológica”, que também leva a assinatura de Roberto Darolt.
A publicação vai abordar que o que é a agricultura orgânica e suas características, tratando não somente da agricultura orgânica vegetal, mas também da animal. Além disso, os produtores poderão encontrar dicas de cuidados necessários para o cultivo de alimentos orgânicos.
Para aqueles que desejam transformar, embalar e transportar seus alimentos, o guia reserva um capítulo especial sobre o assunto. O manual descreve ainda as etapas do processo de certificação e de inclusão do selo brasileiro que identifica os alimentos orgânicos.
“Para os produtores que estão interessados em converter sua propriedade de convencional para orgânica, o guia apresenta as normas de produção e as mudanças tecnológicas que deverão ser feitas”, acrescenta Sylvia Wachsner.
Virais
A coordenadora do CI Orgânicos afirma que “a ideia é que os guias se transformem em virais, para que todos os interessados possam ter acesso às informações”, e complementa: “Estamos também abertos a conversar sobre novas parcerias com empresas, varejistas, entidades e produtores interessados em publicar outras tiragens para oferecer a seus consumidores”.