A entrega dos alimentos frescos é feita em até 24 horas após a compra
Presente no mercado há três anos, a Organomix, empresa parceira da rede OrganicsNet, é pioneira em venda online de produtos orgânicos. Com sede no Rio de Janeiro, ela também atua, há um ano, em São Paulo, buscando garantir uma alimentação saudável e de qualidade por meio da comercialização de alimentos naturais.
“O Organomix nasceu da necessidade de todo consumidor de orgânicos poder encontrar alimentos saudáveis com facilidade, variedade e frequência, como um consumidor de produtos convencionais”, afirma Leandro Dupin, diretor de marketing da empresa.
Tecnologia de gestão
Após fazer o pedido no site (www.organomix.com.br), a entrega é realizada em 24 horas, com o horário definido pelo cliente. Sempre com a garantia de produtos frescos e de qualidade. Para que isso aconteça, Dupin explica o trabalho de logística por trás do processo: “Atualmente, há um volume muito maior de pedidos. Então, compramos o alimento antecipadamente do nosso produtor parceiro e armazenamos por até 48 horas no estoque, em salas refrigeradas. Assim, o produto é mantido devidamente fresco até o momento da entrega.”
Ele destaca a importância da tecnologia de gestão para oferecer uma quantidade maior de alimentos orgânicos com preços e disponibilidade mais acessíveis. “Com tecnologia, fazemos um processo de check in e check out, então, é possível ter controle total sobre o estoque, sabendo exatamente o que chega e como chega”.
Orientação da produção
Todas as informações sobre o produto recebido pelo cliente são repassadas ao fornecedor. Segundo o diretor da empresa, esse feedback auxilia na qualidade do que é produzido e orienta, continuamente, o produtor sobre as demandas e necessidades do consumidor.
O portfólio abrange cerca de 5 mil itens, oferecidos sob cinco princípios:
- orgânicos, cultivados sem a utilização de agrotóxicos ou outras substâncias químicas;
- integrais, a fim de preservar as propriedades e os ingredientes;
- naturais, sem alterações genéticas ou processos industriais;
- sem gordura vegetal hidrogenada, por trazer grandes riscos à saúde ao não ser sintetizada pelo organismo humano;
- e sem aromatizantes, corantes ou adoçantes artificiais.
Leandro ressalta que, por mais que a proposta principal do Organomix seja oferecer produtos orgânicos, a inserção de outros tipos de alimentos, como integral e natural, permite a fidelização do cliente. “Infelizmente, a produção orgânica não abrange todos os alimentos demandados por nossos clientes. Por isso, incluir outros produtos da linha “bem-estar e saúde”, como integrais, naturais ou sem aromatizantes, permite que o consumidor realize toda a sua compra em nosso site. Essa comodidade gera fidelização”.
Interação na rede
Dupin também lembra a estratégia de aproximação de consumidores “não orgânicos” ao consumo deste tipo de produto. Por meio do site, os usuários podem acessar conteúdos e vídeos com receitas orgânicas e naturais, dicas sobre saúde, bem-estar, entre outros.
Ainda este ano, será lançado um aplicativo para facilitar a compra e aumentar a demanda dos produtores. Ele terá uma plataforma específica para o cliente que busca alimentos orgânicos e saudáveis, além de conter as receitas. O consumidor, quando efetuar a compra, poderá avaliar sua experiência ao adquirir os produtos pelo site, informando a probabilidade de voltar a comprar, se indicaria para alguém, entre outros informações.