Agricultura familiar sustentável, direcionada ao cultivo de alimentos orgânicos, é foco de Projeto “Pinheiral Orgânico” do Sebrae-RJ
O município de Pinheiral, localizado na região do Médio Paraíba, no estado do Rio de Janeiro, tem uma área rural correspondente a 70% de sua extensão e decidiu apostar no cultivo de alimentos orgânicos, a fim de revitalizar a agricultura da região de forma sustentável.
O atual prefeito, José Arimathéa, quando assumiu o cargo, em 2013, fez um levantamento da situação agrícola da região e identificou somente 30 produtores ativos, entre 252 famílias existentes no campo, e concluiu que a maioria não utilizava produtos químicos em suas plantações. Percebeu, então, a oportunidade de realizar um projeto voltado para os pequenos produtores, associando o aproveitamento do plantio de produtos agrícolas sem agrotóxicos. Com isso, poderia agregar valor a esses produtos de forma sustentável, visto que o consumidor está cada vez mais exigente em relação ao que consome, levando em consideração principalmente a saúde, o bem-estar e a preocupação ambiental.
Projeto de orgânicos
Foi assim que nasceu o projeto “Pinheiral Orgânico”, que tem como principal objetivo incentivar a produção de alimentos orgânicos para aumentar a renda dos trabalhadores do campo e estimulá-los a trilhar um caminho que leve ao crescimento de um negócio rentável e sustentável.
O trabalho começou com a aproximação junto aos produtores locais e divulgação dos benefícios da agricultura orgânica. Também foi criada uma política de incentivo e valorização do produtor rural. O projeto contou com importantes parcerias, como as do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Embrapa Agrobiologia, Sindicato Rural de Barra Mansa, Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) — campus Nilo Peçanha e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), a fim de capacitar e levar as boas práticas para o campo, já que sabedoria e aptidão, os agricultores já tinham. Eles precisavam de apoio para melhor organizar e planejar o trabalho e obter conhecimento na área de sustentabilidade.
A prefeitura também auxiliou os agricultores envolvidos no projeto a obterem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com o intuito de prepará-los para fornecer à alimentação escolar.
Atualmente, vários produtores de Pinheiral já têm o certificado de produtores de alimentos orgânicos emitido pela Abio —Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, associação sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para o fortalecimento da agricultura orgânica, mediante a prestação de serviços ao produtor, de acordo com os princípios agroecológicos. A Abio é responsável pela fiscalização e garantia do uso de técnicas agroecológicas na produção orgânica.
Para garantir a qualidade dos orgânicos produzidos na região, é utilizado um mecanismo de controle chamado Sistema Participativo de Garantia (SGP). São promovidas visitas de verificação da conformidade, nas quais os participantes podem trocar experiências e receber orientação dos fornecedores, a fim de resolver não-conformidades e melhorar a qualidade dos sistemas produtivos.
Merenda escolar
Com a certificação, os produtores de Pinheiral já estão produzindo e vendendo alimentos para a merenda escolar, os restaurantes da cidade e na feira agroecológica, realizada aos sábados. Outra vantagem da certificação é o reconhecimento de diversos comerciantes de outras regiões, que vão à cidade de Pinheiral à procura dos alimentos orgânicos e para negociar com os agricultores a compra desses produtos de forma sistematizada.
Outro comprador ativo dos alimentos orgânicos da região é o Centro de Treinamento João Havelange, famoso por hospedar grandes times do futebol carioca, além da Seleção Brasileira de várias categorias, como a Sub-15. Foi categorizado pela Federação Internacional de Futebol e Associações (Fifa) como um centro quatro estrelas, por sua infraestrutura de última geração, privacidade, muito verde e ar fresco, além da preocupação eminente com a preparação de cardápios alimentares de qualidade, inclusive com a inserção de alimentos orgânicos.
Selo exclusivo
A prefeitura criou também um selo exclusivo para Pinheiral, que identifica a qualidade dos produtos da região e o nome dos agricultores responsáveis pelos alimentos.
O resultado positivo do projeto está influenciando outros agricultores sobre a importância da certificação, que garante alto valor agregado ao produto, movimenta a economia local, valoriza e divulga a agricultura regional e, ainda, incentiva a população a consumir produtos saudáveis com preços justos. Em um ano de atuação no campo, Pinheiral contabiliza oito produtores certificados e mais sete em processo de obtenção do selo de garantia orgânica para o ano de 2014.
Premiação
O prefeito de Pinheiral foi um dos finalistas da VIII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos, que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de pequenos negócios em seus municípios.
Pinheiral concorreu na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, que abrange iniciativas de desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios rurais, e pôde apresentar, por meio do projeto Pinheiral Orgânico, a importância da agricultura local através da produção orgânica.