A Expoflora comemora mais um ano de sucesso, registrando no evento de 2009 um público de 302.524 visitantes nos 17 dias de duração da maior exposição de flores e de plantas ornamentais da América Latina realizada em Holambra, interior de São Paulo.
A comissão organizadora da Expoflora já prepara a próxima edição do evento e anuncia para 2010 a inclusão de um salão de turismo destinado ao consumidor final. Seguindo a linha “uma viagem puxa outra”, o salão de Turismo terá como objetivo divulgar os destinos turísticos brasileiros que podem ser visitados o ano todo, com oportunidades de pacotes promocionais.
Embora conte apenas com 10 mil habitantes, o município é responsável por cerca de 30% do comércio nacional de flores e plantas ornamentais e por 80% das exportações brasileiras. Para os produtores, a Expoflora representa a oportunidade de divulgar as novidades do setor, com novas variedades de flores e plantas ornamentais.
Nova espécie
Esse ano, em uma ação de interação com o público, a Expoflora, em conjunto com a Fazenda Terra Viva, permitiu que os visitantes sugerissem o nome de uma nova espécie que foi lançada durante o evento. A planta, de visual alegre, pertencente à família Lamiaceae, gênero Scutelaria e originária da Costa Rica, recebeu o nome de Shammah, que, em hebraico, significa “que traz alegria” ou “Deus da alegria”.
Uma das plantas da coleção Joias da Natureza da Fazenda Terra Viva, a flor chega ao mercado nas cores vermelha e laranja e tem um visual bem alegre, podendo ser usada em vasos para a decoração interna e, também, podem ser plantada em jardins. O nome escolhido será uma espécie de apelido para a comercialização da flor em todo o país. A escolha do nome pelo público teve por objetivo permitir que os visitantes do evento não sejam apenas meros observadores das flores e plantas cultivadas em Holambra.