Uma nova cultivar de milho híbrido simples foi lançada em parceria das Embrapas Trigo e Milho e Sorgo. O milho BRS 1002 deve atender a demanda dos produtores da Região Sul, oportunizando excelente produtividade quando observadas as técnicas de manejo indicadas para as condições ambientais e nível tecnológico das propriedades.
O milho é o cereal de maior importância no Brasil, tanto em área plantada quanto em volume de produção. A região Sul do país, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cultivou na última safra (2007/08) uma área de quase 5 milhões de hectares e produziu mais de 24 milhões de toneladas, o que significa 42% da produção nacional de milho (CONAB). Este cenário coloca a região Sul numa posição de destaque no agronegócio do milho no Brasil.
Manejo
O trabalho da Embrapa busca otimizar a interação das cultivares com os diferentes sistemas de manejo e condições de ambiente, assim a indicação de cultivo do BRS 1002 também é baseada em estudos de arranjo de plantas que possibilitem atingir patamares de rendimentos de grãos mais elevados. Estudos de densidade (número de plantas por hectare) e espaçamento entre linhas mostraram que híbrido BRS 1002 apresenta grande resposta em termos de rendimento de grãos para esses fatores. “O efeito no rendimento, provocado principalmente pelo adensamento de plantas e redução do espaçamento entrelinhas, em condições hídricas adequadas, indica a grande responsividade do material a mudanças na condição de manejo e emprego de tecnologia. Isso se deve, em grande parte, às características fenotípicas do material, principalmente ao porte e à arquitetura bem como devido a capacidade competitiva das plantas pelos recursos do meio”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo, Mauro Teixeira.
Características
Nas características agronômicas, conforme ressalta o analista da Embrapa Transferência de Tecnologia de Passo Fundo, Adão Acosta, o BRS 1002 se destaca pela boa sanidade foliar, alta produtividade e estabilidade de produção, além de resistência ao acamamento e quebramento. O empalhamento uniforme também chama a atenção na cultivar, colaborando na proteção a pragas e estresses ambientais. Além disso, o BRS 1002 apresenta a capacidade de manter folhas verdes até próximo da maturação, característica que pode contribuir para incrementar a produtividade porque a produção de assimilados é sustentada por mais tempo devido a manutenção da fotossíntese. O híbrido simples de milho BRS 1002 foi desenvolvido através da parceria da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), e contou com o apoio da Embrapa Transferência de Tecnologia (escritórios de Passo Fundo, Sete Lagoas e Ponta Grossa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.