Investimentos em tecnologia são a chave para o aumento da produtividade (Foto: Divulgação/Biotrop)
A horticultura brasileira atravessa momento de dinamismo, mas também de alta complexidade. A combinação de oscilações climáticas, competitividade crescente e variações de preços desafia produtores em todas as regiões do país.
“Embora o espectro de culturas seja amplo, tanto na horticultura quanto na fruticultura, muitos agricultores têm registrado rentabilidade abaixo do esperado, pressionados por fatores climáticos, mudanças nas formas de comercialização e ajustes estruturais, como impactos tributários e desafios de gestão”, explica o engenheiro agrônomo, Renato Costa.
De acordo com Renato, o produtor tem pouco controle sobre o preço que recebe. “O principal caminho para ampliar a margem está no investimento em novas tecnologias. A área cultivada não muda muito. O que muda é o quanto ele investe de forma inteligente para aumentar produtividade e reduzir perdas. É aí que mora a oportunidade”, destaca.

Os bioinsumos promovem eficiência no controle de pragas e doenças no segmento de hortifrutis. Foto: Divulgação/Biotrop
Conforme reforça o especialista, os bioinsumos têm contribuído para os produtores de hortifrúti tornarem-se mais rentáveis. O avanço do consumo consciente e a busca crescente por alimentos seguros e sustentáveis impulsionam a adoção dessas tecnologias.
“Os produtos de HF vão direto para a mesa do consumidor e todos nós queremos alimentos seguros. Os biológicos atendem a essa demanda, porque unem eficácia agronômica com responsabilidade ambiental, contribuindo ainda com a segurança do aplicador. Os bioinsumos atuam desde a fisiologia da planta até a proteção contra pragas e doenças, promovendo inclusive melhor durabilidade pós-colheita. O mercado de HF precisa de inovação e tecnologia, e os biológicos entregam exatamente isso”, analisa o agrônomo.
LEIA TAMBÉM:
Manejo fitossanitário com biológicos
Na avaliação do agrônomo Otacílio Filho Alves de Anchieta, a base do manejo fitossanitário das propriedades deve ser feita com uso de biológicos. Para ele, trata-se de uma escolha visando não apenas a sustentabilidade, mas também a eficiência no controle de pragas e doenças que os bioinsumos promovem. “É possível praticamente eliminar os problemas relacionados a fungos de solo e nematoides sem a necessidade de aplicar produtos químicos, com o manejo de solo feito com soluções biológicas”, afirma.
Já no controle de lagartas, como Spodoptera e Helicoverpa, segundo o especialista, os biológicos também desempenham papel fundamental. “Além disso, a principal praga, atualmente, a mosca-minadora, é controlada 100% sem químicos, utilizando exclusivamente extratos botânicos e agentes biológicos. Essa mudança proporcionou mais segurança, eficácia e sustentabilidade para o sistema produtivo”, explica o agrônomo.

Novas tecnologias, como os bioinsumos, têm contribuído para os produtores de hortifrúti tornarem-se mais rentáveis. Foto: Depositphotos
Como exemplo, ele conta sobre as mudanças observadas após a adoção de biológicos no manejo da Agrícola Famosa, que hoje tem planejamento de longo prazo, priorizando a sustentabilidade em todas as etapas da produção. “Reflete tanto na eficiência e na qualidade das operações em campo quanto na segurança alimentar, garantindo que a fruta chegue com excelência aos nossos clientes, sejam nacionais ou internacionais. Essa evolução na qualidade e na segurança está diretamente ligada ao uso intensivo de biológicos, que tornou o sistema produtivo mais sustentável, seguro e confiável”, destaca.
Por fim, Anchieta aconselha sobre como executar, de forma correta, o manejo biológico. “Dependendo do problema que o produtor deseja resolver, pode ser que esteja focando no lugar errado, buscando apenas uma ação rápida e pontual. A verdadeira virada de chave para implementar um manejo de base biológica é adotar uma visão mais ampla, avaliar os resultados de forma integrada, ter paciência e repetir o tratamento em diferentes áreas, garantindo consistência e eficácia ao longo do tempo”, finaliza o agrônomo.








