Iniciativa é acompanhada pela Embrapa Roraima prevê a difusão do projeto em outros municípios de Roraima
Os funcionários da Embrapa Roraima conheceram na semana passada duas cultivares de tomate BRS Zamir e BRS Iracema, tipo Grape e Cereja, que estão sendo cultivado na propriedade de Nazilda Paz, produtora da Região do Água Boa, município de Boa Vista.
A produtora teve contato com essas variedades por meio do pesquisador da Embrapa Roraima, Daniel Schurt, que fez o acompanhamento de sua produção. Os tomates BRS Zamir e BRS Iracema foram desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças (CNPH) e são comercializadas pela Empresa AgroCinco Ltda., parceira da Embrapa, que doou as sementes para a produtora do projeto “Produzido Por Mulheres Rurais”.
A produtora passou a integrar o projeto e usar o selo “Produzido Por Mulheres Rurais”, conduzido pela Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima e coordenado pela pesquisadora Hyanameyka Lima, chefe adjunta de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Roraima.
O projeto tem como objetivo de fortalecer a produção de hortaliças e frutas de agricultores familiares de áreas periurbana e rural do município de Boa Vista. Dona Nazilda recebe acompanhamento na produção de tomate e na utilização do selo “Produzido Por Mulheres Rurais” nos produtos que são comercializados na feira municipal ou pontos de vendas. Com o sucesso da iniciativa, a Embrapa pretende promover o cultivo dessas cultivares em outros municípios, bem como capacitar mais mulheres rurais para o cultivo dos mesmos.
Características
O tomate BRS Zamir, integrante de uma geração de híbridos enriquecidos. faz parte do segmento “grape” que alcança até 144 mg/g de licopeno. Os teores desta substância em outros híbridos comerciais disponíveis no mercado brasileiro atingem cerca de 40 mg/g. Por apresentar altos teores de licopeno, pigmento antioxidante eficiente no combate aos radicais livres no organismo, possui frutos alongados com sabor adocicado e teor sólido solúveis de até 11° brix.
Outra característica da BRS Zamir é o gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos, aumentando o número de frutos por penca. A cultivar é indicada para todas as regiões produtoras em cultivo protegido ou em campo aberto no período seco e apresenta potencial produtivo na faixa de 6 kg a 8 kg de frutos por planta, em ambiente protegido.
Tomate BRS Iracema, nome adotado em referência ao sabor adocicado dos seus frutos, é uma cultivar híbrida, desenvolvida com sementes produzidas a partir da polinização cruzada de plantas e, além da doçura, apresenta boa durabilidade pós-colheita e resistência a doenças.
Já a BRS Iracema, tem frutos arredondados, coloração vermelha intensa e brilhante, o que indica a forte presença de licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao tomate e é antioxidante, o híbrido pode ser plantado tanto em campo aberto como em cultivo protegido.