A cultivar SCS 315 também é adaptada a solos de média fertilidade, possui alta resposta à adubação e é uma forrageira com boa tolerância ao sombreamento moderado (menos de 40% de sombra)
A missioneira-gigante SCS 315 Catarina Gigante é uma pastagem perene de verão lançada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em 2015 que oferece bons resultados tanto na pecuária de leite quanto na de corte. Um dos seus principais diferenciais é a resistência ao frio e à geada, sendo indicada para propriedades no Sul do Brasil.
“A Catarina Gigante tem excelente aceitação pelos animais, é resistente à cigarrinha-das-pastagens e tem alta resistência ao frio e à geada”, explica Josinei Tissi, engenheiro-agrônomo da Epagri em Monte Castelo, Santa Catarina.
As pastagens perenes de verão podem permanecer produtivas por muitos anos, desde que sejam bem manejadas, adubadas e que sejam de espécies adaptadas ao clima da região. A cultivar SCS 315 também é adaptada a solos de média fertilidade, possui alta resposta à adubação e é uma forrageira com boa tolerância ao sombreamento moderado (menos de 40% de sombra). Essa pastagem ainda aceita sobressemeadura de espécies anuais de inverno e consórcio com leguminosas de verão e de inverno.
Melhoramento de caívas
A Epagri desenvolveu uma tecnologia para a melhoria da pastagem em áreas de caíva com a introdução da grama missioneira-gigante SCS 315 Catarina Gigante.
“Em função de suas características, a missioneira-gigante foi a forrageira mais promissora para implantação em áreas de caíva, que possuem como limitantes naturais a baixa fertilidade inicial e os diferentes níveis de sombreamento promovido pelas árvores nativas”, explica a pesquisadora Ana Lúcia Hanisch, da Epagri/Estação Experimental de Canoinhas.
Caívas são sistemas agroflorestais onde ocorre o extrativismo da erva-mate nativa integrado à produção animal. Elas existem há mais de um século no Sul do Brasil e contribuem para a conservação de remanescentes da Floresta de Araucárias. A tecnologia da Epagri permite um aumento de até 400% na produção animal nas caívas, com manutenção do estrato arbóreo, regeneração florestal ativa, adequação legal das propriedades e aumento significativo de renda para as famílias.
Quase 100 sacas de mudas da pastagem SCS 315 Catarina Gigante, desenvolvida pela Epagri, vão melhorar a produção pecuária em propriedades rurais de Monte Castelo, no Planalto Norte Catarinense. Elas foram adquiridas por 15 famílias rurais por meio da Epagri/Estação Experimental da Epagri de Canoinhas, que desenvolveu e multiplica esse cultivar. A entrega das mudas ocorreu em fevereiro.
Como comprar mudas
As mudas do cultivar SCS 315 Catarina Gigante estarão disponíveis novamente para venda a partir de novembro ao valor de R$12 a saca. A venda é realizada somente pelo email: analucia@epagri.sc.gov.br.
A compra pode ser feita diretamente pelo agricultor ou por intermédio dos extensionistas da Epagri em cada município. As despesas de envio são de responsabilidade do comprador.