A Comissão de Meio Ambiente (CMA), presidida pelo senador Fabiano Contarato, realiza audiência pública nesta quinta-feira (10 de outubro), às 10 horas, para discutir o Plano Agricultura de Baixo Carbono.
O programa é um dos principais compromissos assumidos pelo Brasil para reduzir emissões de gases de efeito estufa e diminuir a vulnerabilidade dos sistemas agrícolas em cenários de alteração do clima.
O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, conhecido como Plano ABC, fomenta o uso de técnicas agrícolas de baixa emissão de carbono.
Ele, ao mesmo tempo, incentiva a manutenção da renda da atividade agrícola. O objetivo é a construção de sistemas mais adaptados aos estresses climáticos, como geadas, enchentes e secas prolongadas.
Participação
Foram convidados para participar da audiência o diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Eduardo Brito Bastos; o coordenador do Centro de Agronegócios, Roberto Rodrigues (membro da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA); o coordenador de Políticas Públicas do Imaflora, Marcelo de Medeiros.
Ainda participam a sócia-gerente da Agroícone, Leila Harfuch; o pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Raoni Rajão; e o representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Machado.
A reunião faz parte do ciclo de audiências realizadas pela comissão para discutir a Política Nacional de Mudança do Clima. Na tarde de quinta-feira (10), a comissão ainda tem uma reunião técnica para apresentar o plano ABC e expor a eficiência de implementação por parte do setor agropecuário. A audiência será interativa e será realizada na sala 13, Ala Senador Alexandre Costa no Anexo II do Senado, em Brasília (DF).