Presidentes e diretores de organizações de importadores vão participar do maior evento da avicultura e suinocultura do Brasil, por meio de uma ação especial organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Denominada Projeto Formadores de Opinião, a ação ocorrerá durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), programado entre os dias 27 e 29 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).
Por meio do Projeto Formadores de Opinião, a ABPA buscará fortalecer laços com stakeholders de mercados estratégicos para a proteína animal do Brasil, como a África do Sul, Argentina, Tailândia, entre outros. Para isso, a iniciativa contará com uma série de ações e apresentações referentes à qualidade e o status sanitário da cadeia produtiva de aves, suínos, ovos e material genético.
“O projeto completa uma série de iniciativas que temos realizado para destacar as características do nosso setor produtivo, com total transparência. Apresentar nossos diferenciais produtivos aos formadores de opinião é fundamental para fortalecer a percepção de responsabilidade e parceria em prol da segurança alimentar que temos implementado no mercado internacional”, ressalta Francisco Turra, presidente da ABPA e membro da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura. A SNA e a revista A Lavoura apoiam, mais uma vez, a realização do SIAVS.
Outros projetos
Além do Projeto Formadores de Opinião, o evento contará com outras duas iniciativas realizadas em parceria com a Apex-Brasil. Uma delas é o Projeto Imagem, que trará cerca de 30 jornalistas estrangeiros para o maior evento da avicultura e da suinocultura do Brasil.
São repórteres de revistas, jornais, canais de televisão e rádio de mercados estratégicos para a proteína animal do Brasil, como China, Reino Unido, México, Bélgica, Coreia do Sul, Japão, Alemanha e outros. A inciativa contará com uma intensa programação de encontros com representações setoriais e demais membros do setor produtivo brasileiro.
Outro destaque é o “Projeto Comprador”, com a vinda de compradores estrangeiros para a viabilização de negócios. Para a ação, uma grande estrutura de 450 metros quadrados será montada em meio à maior feira dos setores de aves, ovos, material genético e suínos do Brasil. Os importadores participarão de uma programação exclusiva e de encontros de negócios com 35 agroindústrias produtoras e exportadoras de aves, suínos, ovos e material genético participantes da feira.
Saúde e segurança no trabalho
Ainda durante o Salão, serão debatidas a saúde e a segurança no trabalho, que garantem mais qualidade de vida para o colaborador e, consequentemente, melhoram sua produtividade. O assunto será discutido no último dia do SIAVS (29 de agosto, a partir das 14 horas), por meio do painel “Saúde e Segurança do Trabalho”, que será mediado pela médica veterinária Dra. Márcia Ricci Oliveira Jacob, da Associação Paulista de Avicultura (APA).
Dentro da mesma pauta, haverá a palestra “Nova NR-12 (Máquinas e equipamentos) e o processo de revisão das Normas Regulamentadoras (NRs)”, apresentada pelo Assessor da Secretaria de Trabalho, Rômulo Machado.
“A nova Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12), trará um novo olhar sobre as obrigações legais para máquinas e equipamentos no Brasil. A novo texto da norma contemplará maior segurança jurídica, associada a simplificação, desburocratização e modernização do seu texto”, comenta o Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, Moacir José Ceriguelli, um dos palestrantes do Painel.
Outros temas que também serão abordados são “Anexo II da NR-36” e “Ergonomia: Riscos, ferramentas de avaliação e exigências dos órgãos de governo”.
O evento
Os projetos resultantes da parceria entre a ABPA e a Apex-Brasil serão apresentados em meio à maior edição já realizada do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, principal evento dos setores de aves, suínos e ovos do Brasil. Com mais de 160 expositores do Brasil e do exterior, o SIAVS reunirá agroindústrias exportadoras, empresas de equipamentos, material genético, insumos, certificadoras, laboratórios e diversos outros elos da cadeia produtiva.
Mais de cem palestrantes integram a mais completa programação técnica e conjuntural voltada para o setor de proteína animal. Os visitantes poderão realizar as inscrições para a feira e congresso até a data de início do evento por meio do site www.siavs.com.br.