A Subsecretaria de Bem-Estar Animal, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro, abriu o período de agendamento online para cirurgias de castração neste mês de agosto, para caninos e felinos. Serão oferecidas 2.330 vagas para 622 cadelas, 362 cães, 854 gatas e 492 para gatos.
Segundo publicação do portal G1 Rio, o agendamento será encerrado após o preenchimento das vagas. Cada pessoa poderá agendar a castração de apenas um animal. Em 2018, a Subsecretaria esterilizou 13.681 animais e fez 8.947 atendimentos clínicos.
No primeiro acesso, é necessário clicar em “Quero me cadastrar” na parte de baixo da página e preencher os dados. Caso já tenha cadastro, basta preencher os campos CPF e senha, e depois selecionar a opção “Agendar esterilização de animais”.
De acordo com o G1, o responsável pelo cadastro deverá comparecer com o animal no dia agendado, com original e cópia da identidade, CPF e comprovante de residência do Município do Rio em seu nome. Apenas a pessoa cadastrada poderá levar o animal.
Antes de levar o seu bichinho para a cirurgia, é preciso tomar algumas precauções para ter um pós-operatório bem-sucedido:
- O animal deve ter entre quatro meses e sete anos de idade;
- Pesar entre dois e 25 quilos;
- Não estar no cio;
- Não estar amamentando;
- Não pode estar gestante;
- Jejum absoluto de 12 horas, sem água e comida;
- Informar ao veterinário se o animal toma algum tipo de medicação que influencie no processo de coagulação, como AAS ou similar ou insulina;
- Dar banho no animal na véspera da cirurgia, antes do jejum (no caso das fêmeas, lavar a região da barriga também);
- Caso o animal agendado apresente febre, vômitos ou diarreia, a cirurgia será reagendada.
- Bonsucesso: Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (Passarela 9).
- Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro 711 (ao lado da Escola Especial Municipal Dr. Ulisses Pernambucano).
- Guaratiba (Fazenda Modelo): Estrada do Mato Alto 5.620 (ao lado do Posto de Saúde Maia Bittencourt)