A AveSui EuroTier South America 2019 será palco do 4º Congresso de Zootecnia de Precisão, que terá objetivo de discutir, com participação de palestrantes renomados, as novas ferramentas tecnológicas para monitoramento e otimização da produção animal. O evento, que conta com o apoio de mídia da revista A Lavoura e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), será realizado entre os dias 23 e 25 de julho, em Medianeira, a 30 minutos de Foz do Iguaçu, no Paraná.
A zootecnia de precisão envolve um conjunto de técnicas e tecnologias que servem para aumentar os índices de produtividade no campo, facilitando o manejo nas propriedades rurais e melhorando a qualidade de trabalho do pecuarista.
Segundo a professora Fabiana Ribeiro Caldara, da Universidade Federal da Grande Dourados e coordenadora do Congresso, a programação foi cuidadosamente elaborada para atender aos anseios de produtores, empresas e pesquisadores em relação ao tema.
“Em resumo, vamos debater sobre as novas ferramentas tecnológicas existentes ou em progresso para monitoramento de rebanhos, visando otimizar recursos, melhorar a produtividade, saúde e o bem-estar dos animais”, resume.
De acordo com Fabiana, a temática da zootecnia de precisão abrange diferentes aplicações sejam para os setores de aves, suínos, bovinos de corte e leite, como também para otimização do desempenho na piscicultura.
“O evento abordará propostas para fomentar a transformação digital na pecuária, além de temas relacionados à utilização da visão computacional para identificação de padrões térmicos e comportamentais de animais de produção e potencial de utilização da termografia infravermelha na predição de exigências energéticas de aves e suínos”, cita.
Palestrantes renomados
O Congresso contará com, pelo menos, seis renomados palestrantes que tratarão em profundidade as possibilidades abertas com avanços técnicos em software e equipamentos para melhorias no gerenciamento e controle da produção
“A gestão mais eficiente é um dos grandes desafios do produtor. A aplicação de tecnologias busca reduzir as perdas no processo produtivo, além de promover o bem estar animal, condição sine qua non para o desenvolvimento e sustentabilidade da pecuária brasileira”, acrescenta.
A pesquisadora acrescenta ainda que a automação permite aos produtores monitorar seus empreendimentos de forma prática, possibilitando rápida tomada de decisões e controle preciso da utilização dos recursos envolvidos. “Desta maneira, a produção evita perdas desnecessárias, traduzindo os avanços em melhoria dos índices zootécnicos e, consequentemente dos resultados econômicos”, conclui.
Conteúdos técnicos-científicos
Entre os conteúdos técnicos-científicos, a AveSui Eurotier contará também com painéis sobre biosseguridade, processamento de carnes, fábrica de rações, desenvolvimento e sustentabilidade do mercado de proteínas, inseminação de aves e suínos, biomassa e energia, bem-estar na produção de ovos e piscicultura. Ainda contará com o Espaço Digital Farming.
O evento reunirá as expertises da principal feira do segmento no Brasil – a AveSui – e o maior encontro do planeta em inovação para o setor – a EuroTier –, que é organizada a cada dois anos pela DLG (Sociedade Agrícola Alemã, em português), em Hanôver, Alemanha.
Saiba mais no site do evento aqui.
Serviço
AveSui EuroTier South America
Data: 23, 24 e 25 de julho de 2019
Local: Medianeira – Paraná, a 30 min de Foz do Iguaçu
Inscrições: https://www.avesui.com
Fonte: Assessoria de comunicação da AveSui EuroTier South America