A Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e a AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados estão promovendo a Competição de Cultivares de Milho Safrinha, dando início aos preparativos para a realização do encontro, marcado para 14 a 18 de maio, em Brasília (DF).
A disputa serve como oportunidade para avaliar os aspectos produtivos das cultivares, além de observar todo o potencial genético dos grãos (dos híbridos) de importantes empresas, sendo uma ferramenta que beneficia diretamente o produtor rural na tomada de decisão para a próxima safra. Os resultados da competição de cultivares serão repassados para cada empresa posteriormente.
O milho safrinha é definido como o milho de sequeiro cultivado, extemporaneamente (de janeiro a abril de cada ano), geralmente depois da soja precoce, em algumas regiões do País.
Neste ano, a competição conta com a participação de dez empresas, que trazem a semente de milho posicionando a população com sementes desejadas a serem distribuídas por hectare. Foram plantados 39 híbridos em uma área de 1200 metros quadrados de cada parcela de frente à Cooperativa.
Segundo Roberto Gonçalves, técnico agrícola da Coopa-DF, a adubação é realizada de acordo com a análise de solo. “É aplicada somente a quantidade necessária para a cultura, sendo feitas as aplicações preventivas e realizada a colheita individual de cada híbrido”, explica.
A feira do Cerrado
Chegando em 2019 a sua 12ª edição, a AgroBrasília é uma feira de tecnologias e negócios voltada a empreendedores rurais de diversos portes. Em uma mesmo espaço, os visitantes poderão encontrar as últimas novidades em máquinas, implementos agrícolas, insumos, pesquisas, biotecnologia, genética animal e vegetal, entre outras.
A feira, além de contar com um espaço dedicado à agricultura familiar, onde serão apresentadas tecnologias apropriadas a esse segmento do agronegócio, a AgroBrasília ainda mantém uma área permanente para o sistema de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta (ILPF).
O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, onde a feira está instalada em uma área de 500 mil metros quadrados, fica à margem do Km 5 da BR-251, sentido Brasília-Unaí (MG).
Ao longo desses últimos anos, a Agrobrasília também vem servindo de palco para importantes debates que envolvem os mais importantes temas ligados ao agro. “É um espaço para trocas de experiências e conhecimento, e se caracteriza ainda, como a melhor oportunidade do ano para a realização de negócios”, ressalta a organização.
Mais uma vez a revista A Lavoura, veiculada há 122 anos pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), apoia a realização da AgroBrasília. Para mais informações, acesse www.agrobrasilia.com.br.