A Frente Parlamentar da Agropecuária tem um novo presidente: o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que assume o posto no lugar da deputada Tereza Cristina, atual ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A cerimônia de posse, realizada na terça-feira, 19 de fevereiro, contou com a presença do presidente e do vice-presidente da República, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, e do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Também estiveram presentes representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário, como os presidentes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), João Martins e Antonio Alvarenga, respectivamente.
Durante discurso, o novo comandante da Frente disse que “temos de levar em consideração todos os atores envolvidos no setor para produzir soluções inteligentes”. “A FPA é uma ferramenta de solução de vida coletiva para o povo brasileiro e precisa ter essa responsabilidade. Precisamos ouvir as cabeças mais brilhantes, que conhecem os mais diversos temas e, ao mesmo tempo, ouvir quem tem o poder de decisão sobre eles”, destacou Moreira.
Discurso de Bolsonaro
O presidente Bolsonaro definiu a agropecuária como a locomotiva da economia do País. “São homens e mulheres responsáveis pelo nosso PIB”, discursou lembrando dos grandes embates que teve na Câmara dos Deputados ao lado de Alceu Moreira. O presidente citou ainda as dificuldades enfrentadas pelos produtores.
“Não é fácil, são desafios, trabalho de sol a sol, de segunda a segunda. Contem com alguém que está ao lado de vocês para que possam ter a devida segurança jurídica para poder plantar e produzir”, discursou Bolsonaro.
Ainda estiveram presentes o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, instituições representativas do setor produtivo nacional, governadores, e mais de 200 parlamentares do Congresso Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também participou do evento.
Ao presidente, Teresa Cristina agradeceu sua indicação para a pasta. “Presidente, quero lhe agradecer pela confiança que teve nesta frente parlamentar, quando entregou a ela a sua vontade que indicasse o ministro da agricultura. E, se cheguei ao cargo, foi por companheirismo e respeito dos colegas”.
Ministra lembra dos desafios
Na ocasião, a ministra Tereza Cristina lembrou dos desafios que enfrentou enquanto esteve à frente da bancada, em 2018, e afirmou que a agropecuária continua sendo “o motor da economia do País”.
“São homens e mulheres que trabalham incansavelmente pela agricultura”, disse ela, reafirmando a importância da Frente Parlamentar da Agropecuária.
“A Frente mudou o destino do País quando, lá atrás, resolveu deixar de ser setorial e se uniu para também fazer política. Essa frente é sui generis: não existe outra como a FPA.”
Em entrevista à imprensa, Tereza declarou, mais uma vez, que “joga afinada com seu colega da Economia, Paulo Guedes”. Presente ao mesmo evento, o ministro ouviu dela ministra mais um apelo para “olhar muito para esse setor”.
Ainda em entrevista, conforme consta no site do Ministério da Agricultura, a ministra voltou a falar sobre a relação com o colega.
“Eu fiquei muito feliz do ministro Paulo Guedes estar aqui. É um homem inteligente e, preparado como é, sabe o peso do agro nos negócios do Brasil. Tanto eu quanto o ministro, todo esse time, aliás, quero dizer aqui publicamente, é completamente afinado. Nós podemos divergir em alguns métodos, mas é um time que joga a favor do Brasil.”.
Perfil e trajetória do presidente da FPA
Reeleito para o terceiro mandato na Câmara, tem 64 anos e é natural de Terra de Areia (antigo distrito de Osório), no Litoral Norte. Na Câmara é membro das Comissões da Constituição e Justiça, Orçamento e Agricultura. Preside a Frente Nacional do Pré-sal – com mais de 300 membros –, e responde pela Política Nacional do Leite.
Também é autor do projeto que acaba com o emplacamento de veículos agrícolas, medida aprovada no Congresso e repercutida em todo o País. Foi vereador de Osório (1983/88), vice-prefeito (1993/96), prefeito reeleito (1997/2002) e presidente da Famurs (1999/2000); deputado estadual reeleito (2003/10), secretário de Estado da Habitação e Desenvolvimento Urbano (2003/06) e presidente da Assembleia Legislativa (2008); deputado federal reeleito (2011/19).
Quem é quem na Frente
A Frente Parlamentar da Agropecuária é formada por 26 parlamentares. Veja quem é quem no quadro abaixo.