Sede da empresa Zoomlion impressionou pela tecnologia e inovação
A viagem da delegação SNA/SNASH pela China teve mais um intercâmbio positivo. No último dia 19 de setembro, integrantes da comitiva tiveram a chance de conhecer as instalações da Zoomlion, com sede em Changsha, na província de Hunan. A empresa fabrica equipamentos e máquinas de uso agropecuário e também de construção civil. A visita faz parte do Seminário Brasil – China para Gestão do Desenvolvimento Sustentável Agrícola e Reforços para Erradicação da Pobreza no Brasil, que está sendo realizado desde o início do mês e conta com diversos compromissos entre representantes do setor agrícola dos dois países.

Leonardo Alvarenga, vice-presidente da SNA e CEO do SNASH na sede da empresa.
O anfitrião Kim Jin, gerente geral adjunto de vendas internacionais e marketing da companhia, informou que visitará o Brasil em outubro. Leonardo Alvarenga, vice-presidente da SNA e CEO do SNASH, o convidou, então, para conhecer a sede e o trabalho da entidade quando estivesse no país.
O Diretor Jurídico da SNA, Frederico Price Grecchi, que também integra a comitiva, em conversa com este Portal, disse que a sede da Zoomlion é uma verdadeira cidade inteligente, com linhas de produção automatizadas, integração entre os departamentos e até um rol expositor dos principais produtos da marca, que fizeram rápida exibição prática para os visitantes.

Frederico Price com Kim Jin, gerente geral adjunto de vendas internacionais e marketing da companhia,
A empresa atua no Brasil desde 2012, com instalações em Indaiatuba (SP). Fundada em 1992, a matriz está envolvida no desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos de alta tecnologia nas áreas de engenharia e agropecuária. Tem presença atualmente em mais de 100 países, contando com 14 parques tecnológicos somente na China, nos moldes do visitado pela delegação.
Visita reflete a fecunda parceria entre Brasil e China
Em 2025, a Zoomlion lançou nova escavadeira no mercado brasileiro, com peso operacional de 7,5 toneladas. Trata-se de uma consolidação no movimento de expansão da marca no país, oferecendo tecnologia internacional adaptada às necessidades dos clientes locais. Com foco em soluções rápidas, investimento em tecnologia (sobretudo inteligência artificial) e resposta integrada aos desafios de logística, a empresa vem conquistando importantes espaços no ramo agropecuário.
Conhecer de perto um de seus polos produtivos foi muito positivo, de acordo com integrantes da comitiva, e inspira empresas brasileiras a seguir exemplos como esse para impulsionar ainda mais os resultados do agronegócio nacional. Cabe lembrar que a SNA recebe com frequência delegações chinesas interessadas em conhecer melhor a história e as peculiaridades do setor agrícola nacional. Durante esses encontros, como o Portal habitualmente divulga, expressam admiração e firmam memorandos com a entidade.

Sede da empresa Zoomlion impressionou pela tecnologia e inovação.
As experiências da delegação vêm, portanto, coroar essa parceria, o que se reveste de especial relevância num momento de instabilidade no comércio internacional, devido ao tarifaço americano e outros sobressaltos geopolíticos. A China é o principal destino das commodities agrícolas brasileiras e os dois países comemoraram recentemente meio século de relações diplomáticas. Esse intercâmbio se reflete também entre empresas, entidades e órgãos de representação brasileiros e chineses, nos moldes do trabalho exercido pela SNA e seus anfitriões nessa já memorável viagem.