O objetivo do seminário é aprimorar as competências de autoridades e especialistas brasileiros na gestão agrícola, na proteção ambiental e na redução da pobreza no meio rural – Criação de imagem: Larissa Machado
A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e o SNASH (SNA Startup Hub) irão participar do Seminário em Gestão do Desenvolvimento Sustentável Agrícola e Capacitação de Redução da Pobreza no Brasil, de 04 a 24 de setembro, em Pequim (China), a convite do Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais daquele país, que irá custear todos os gastos dos visitantes relacionados ao evento.
O objetivo do seminário é aprimorar as competências de autoridades e especialistas brasileiros na gestão agrícola, na proteção ambiental e na redução da pobreza no meio rural, oferecendo referências valiosas para o aumento da eficiência da produção agrícola e a melhoria das condições de vida no campo, no Brasil. A iniciativa tem ainda como propósito fortalecer a cooperação entre os dois países nos setores de desenvolvimento sustentável da agricultura e combate à pobreza.
Delegação SNA e SNASH
O diretor jurídico da SNA, Frederico Price Grechi, irá representar a SNA no seminário na China. Dentre os participantes do SNASH está o CEO desse ecossistema de inovação, Leonardo Alvarenga, e Melina Guelman, consultora, além das startups Já Entendi AGRO, Manejebem e Conéctar, que fazem parte da Rede SNASH, formando uma delegação de sete pessoas dos dois locais.
Instituições
O Consulado Geral da República Popular da China, no Rio Janeiro, está à frente da organização do grupo de brasileiros que participará do seminário e realizando o intermédio, junto à equipe chinesa. Além da SNA e do SNASH, também foram convidados a participar da qualificação representantes dos governos estaduais do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e da Bahia, além do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (MAPA) e também da Embrapa solo, totalizando 29 integrantes.
Programação
No primeiro dia do evento, haverá uma solenidade oficial de boas-vindas aos convidados brasileiros com a presença de autoridades do Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais da China e de personalidades de pastas relacionadas à temática do seminário.
Como parte da programação está a realização palestras temáticas, visitas técnicas e seminários de intercâmbio, abordando políticas de desenvolvimento sustentável na agricultura, modelos de redução da pobreza rural e a aplicação de inovações tecnológicas. Está prevista a visitação de experiências exitosas na área da agricultura em Wuhan – Província de Hubei; Changsha e Condado de Yongshun, além da Prefeitura Autônoma das Etnias Tujia e Miao de Xiangxi, na Província de Hunan.