Após ter publicado uma portaria no dia 21 de julho, que restringia a semeadura da soja na região Sul de Mato Grosso do Sul – a maior área de cultivo do grão no Estado – ao mês de novembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou nova portaria, no dia 5 de agosto, na qual revogou a anterior e ampliou os períodos de semeadura da soja no Estado.
O novo zoneamento foi apresentado pelo coordenador-geral de Zoneamento Agropecuário do MAPA, Gustavo Bracale, durante o seminário Clima e Agricultura em MS, promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS, no fim de agosto. “O MAPA levou em conta que a alteração do período tem que ser feita de forma gradual para não haver um impacto na produção”, justificou.
Após a mudança, o zoneamento agrícola para a cultura da soja em Mato Grosso do Sul – safra 2009/10, determina que o período de semeadura no Sul do Estado continua tendo início no dia 20 de outubro, porém em alguns municípios o término do período foi antecipado em relação à safra 2008/09, seguindo até 10 ou 20 de dezembro, conforme o caso.
“O novo documento tranquiliza os técnicos e produtores, uma vez que o período mais extenso permite que as práticas de escalonamento de plantio e rotação de cultivos sejam possíveis, além de ajustar o zoneamento à realidade dos agricultores sem comprometer as chances de sucesso da lavoura e os objetivos do zoneamento agrícola”, informa o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Claudio Lazzarotto.
O MAPA orienta que o produtor siga o zoneamento porque ele indica que, em dez safras, há a possibilidade de se obter sucesso em pelo menos oito. Para ter direito ao Proagro, Proagro Mais e seguro rural, o produtor deve seguir as recomendações da norma. A concessão de crédito rural de alguns agentes financeiros é condicionada ao uso do zoneamento.