Empresa familiar capixaba é a primeira no Brasil a ter o aval para comercializar produtos em mercados interestaduais
O Apiário Florin, de Domingos Martins, é o primeiro estabelecimento da agricultura familiar no Brasil a receber o Certificado Selo Arte para comercialização de pólen apícola e própolis em todo território nacional. A entrega foi realizada dia 13 de abril pelo novo presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Leonardo Cunha Monteiro.
“O Selo Arte traz novas oportunidades, abre as portas para a agricultura familiar e a apicultura se encaixa perfeitamente neste âmbito. Fico muito grato pelo reconhecimento, pois nossa produção sempre respeitou as boas práticas”, comemora engenheiro agrônomo e apicultor Arno Wieringa, conhecido como Arno do Mel.
Segundo Weirunga, holandês radicado no Brasil há cerca de 20 anos, a produção do pólen apícola é mais complexa que a do mel, pois exige muita tecnologia e são poucos os produtores a se dedicarem à atividade. Em novembro de 2022, durante a RuralturES, em Venda Nova, o produtor foi o terceiro do Brasil a receber o Selo Arte para o mel.
Criado em 2018, o Selo Arte era entregue até então aos produtos artesanais de origem animal. Aprovado no fim de março, pela Câmara dos Deputados, o PL 5516/2020 agora também será entregue aos fabricantes de produtos alimentícios artesanais de origem vegetal. Isso significa que esses produtores também poderão comercializar seus produtos em todo País.
O Selo Arte permite a comercialização em território nacional e reconhece que o produto é feito a partir de métodos e tradições únicos, que é artesanal legítimo.