Material traz informações abrangentes e atualizadas sobre produção e outras curiosidades
Com o objetivo de servir apoiar investidores, produtores, técnicos e estudantes que buscam informações para dimensionar, implantar e gerenciar uma fazenda de ostras, a Epagri/SC lançou, recentemente, o “Manual do cultivo de ostras”.
Organizada pelo biólogo e pesquisador da Epagri/Cedap, Felipe Matarazzo Suplicy, a obra reúne uma série de informações relacionadas ao cultivo de ostras, desde a seleção de local, captação natural e produção de sementes em laboratório, sistema berçário para sementes de ostras, sistema de cultivo e técnicas de manejo empregadas, serviços ecossistêmicos associados à atividade.
Também aborda doenças e enfermidade que acometem os cultivos, análise econômica e financeira, cuidados na seleção e armazenagem de ostras, aspectos sanitários e receitas com essas iguarias.
De acordo com o pesquisador, embora o Brasil disponha de uma costa de 9,2 mil km e a ostreicultura já contribua para a economia de vários municípios catarinenses e de outros estados costeiros, ainda existe uma longa curva de aprendizagem e de aperfeiçoamento das etapas da cadeia produtiva para que o Brasil figure entre os principais produtores mundiais de ostras.
Produção
O Brasil ocupa o 17º lugar no ranking mundial de produção de ostras. Além de Santa Catarina, os Estados produtores do molusco são Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pará e Maranhão.
Segundo a Secretaria da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de SC, em 2018, a produção catarinense de ostras foi de 2.205 toneladas, com a atuação direta de 111 maricultores e um valor total estimado em R$ 19,1 milhões.
O Estado de Santa Catarina, atualmente, é o maior produtor nacional de moluscos, respondendo por cerca 95% da produção brasileira de mexilhões e ostras. Essa atividade movimenta a economia catarinense.
Vários restaurantes especializados se estabeleceram nas cidades litorâneas e novas rotas gastronômicas foram criadas, com a geração de centenas de empregos atrelados ao processamento, à distribuição e ao comércio de ostras.
O livro possui 256 páginas, 163 ilustrações e está disponível para venda no setor de publicações da Epagri. A obra impressa custa R$ 60,00 (custos com envio já inclusos) e pode ser solicitada por e-mail: (demc@epagri.sc.gov.br).
Fonte: Epagri/SC