A primeira cultivar de pessegueiro a receber certificado de proteção no Brasil chega ao mercado de frutas como um verdadeiro brinde – significado da palavra japonesa Kampai, com a qual foi batizada por pesquisadores da Embrapa. A nova cultivar apresenta baixa exigência de frio e foi testada em rede nacional de validação.
“Quem planta vai ter segurança da origem genética da planta e isso é muito importante”, anima-se o produtor Yasuo Kagi, ao opinar sobre o significado da certificação da nova cultivar. O viveirista destaca ainda o sabor doce com leve acidez da BRS Kampai. “Um grande pecado que se comete é termos pêssegos bonitos, mas sem sabor, o que não é o caso dessa nova cultivar”, opina Kagi – que há quase 50 anos cultiva a fruta na região de Atibaia, em São Paulo.
Diferencial
“O bom sabor das frutas mesmo com a precocidade de maturação (quando as condições climáticas não são favoráveis à obtenção de alto teor de açúcar) é um dos diferenciais da cultivar”, observa a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Maria do Carmo Bassols Raseira, que trabalhou no melhoramento genético que resultou Kampai.
Para a coordenadora de mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia Soraya Barrios, “o ciclo de maturação precoce apresentado pela Kampai a transforma em alternativa a outras cultivares disponíveis no mercado”, diz. Outro destaque da nova cultivar de pêssego – fruta de clima temperado – é a sua adaptabilidade a regiões sub tropicais, desde a região Sudeste até o Rio Grande do Sul, devido à baixa exigência de frio.
A possibilidade de expandir o mercado produtor do pêssego no Brasil, devido às características agronômicas da cultivar, fez fortalecer a rede nacional de adaptação e validação para fruteiras existente na Embrapa.
A aquisição de mudas da BRS Kampai deve ser feita junto aos viveiristas licenciados:
Irmãos Kaji (Atibaia/SP) – Contatos: 11 4418.4851
Clone Viveiros e Fruticultura (Araucária/PR) – Contatos: 41 3253.2940
Frutiplan Produção de Mudas (Pelotas/RS) – Contatos: 53 3277.7035 – e-mail: frutiplan@frutiplan.com.br
Mais informações sobre a nova cultivar poderão ser obtidas junto à Embrapa Clima Temperado (www.cpact.embrapa.br) e sobre a oferta de mudas no site do Escritório de Negócios de Campinas (www.campinas.snt.embrapa.br)