Pratos feitos com ingredientes frescos e naturais, a partir de receitas completas e balanceadas criadas por chefs de cozinha e nutrólogos veterinários, são opções mais saudáveis para animais de estimação
Pratos requintados e pra lá de saborosos, criados por chef de cozinha, nutricionista ou nutrólogo, com o objetivo de oferecer uma experiência única e prazerosa na hora de comer. Parece propaganda de um restaurante para humanos, mas não é!
Trata-se de um inovador viés do mercado pet, que oferece comida natural para cães e gatos, ou seja, nada de processados. Essa tendência surgiu nos Estados Unidos, em 2007, após a intoxicação e morte de milhares de animais que comeram ração contaminada, naquele país.
Casos como esse também são comuns no Brasil. Em 2012, após descobrir a morte de mais de 20 cachorros contaminados por fungos em ração, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ordenou a retirada do mercado de seis produtos fabricados por uma determinada empresa.
Benefícios
Sócia da empresa La Pet Cuisine, que comercializa alimentos naturais para esses bichinhos, desde 2012, a médica veterinária Juliana Bechara Belo afirma que tanto gatos como cães, que se alimentam com produtos não industrializados, balanceados e nutritivos, apresentam menor queda de pelos, ganhando mais brilho e vigor.
Com a comida natural, os pets produzem menos gases e ficam mais dispostos. “Ainda diminui o volume de fezes, pois a absorção é maior. Há maior ingestão de água, de forma indireta, o que é especialmente benéfico para gatos, que têm uma tendência a não ingerirem a quantidade adequada de água e acabam sofrendo com problemas renais”, explica a especialista.
A ideia
A ideia de criar a La Pet Cuisine, há mais de cinco anos, surgiu após Juliana Bechara ter uma conversa inspiradora.
“Sempre tive vontade de ter um negócio próprio e conversando com uma grande amiga, também veterinária, que atua na área de nutrição, soube de um cenário novo, fora do Brasil: o de alimentar cães e gatos com alimentação natural”, lembra a veterinária, que vislumbrou “a ideia de alimentar pets, com ingredientes frescos e receitas completas e balanceadas, como algo sensacional”.
Logo, “apresentei a proposta à minha irmã (Veri Noda), que é chef de cozinha, e ela aceitou se unir a mim para abrir a La Pet Cuisine”, conta.
Custos para os donos
Conforme Juliana Bechara, fazer um comparativo de custo entre alimentar os pets com ração e com comida natural é difícil: “é uma comparação complicada de se fazer, porque são alimentos completamente diferentes. Mas é fato que a ingestão da alimentação natural, comparando com a ração comum, aumenta bastante”.
Isso porque ela contabiliza: um cão que comeria cem gramas de ração por dia, comerá cerca de 300 gramas de alimentação natural. “O valor do alimento gira em torno de 30 a 40 reais o quilo, o que pode ser ajustado com base na composição, que varia para cada animal.”
A La Pet Cuisine é devidamente certificada pelo Mapa. Para mais informações, inclusive para acessar um “tira-dúvidas” sobre a alimentação natural para pets, visite o site www.lapetcuisine.com.br.
Mais exemplo de sucesso
Outra empresa que fornece alimentação natural para cães e gatos é a Comidinha Pet, que conta como sócias as jornalistas Aline Merchan e Juliana Calixto e a relações públicas Mariana Zaia. Todas se declaram completamente apaixonadas por animais.
“Tudo começou quando a gente se deu conta do óbvio: nossos bichos não são meros animais de estimação. Eles são parte da nossa família e quem é da nossa família merece o melhor”, comenta Aline, lembrando que elas se conheceram quando trabalhavam na área de marketing de uma empresa.
A jornalista relata que as três sempre tiveram pets em casa: “Foi pensando em oferecer mais saúde aos animais de todo o Brasil e empreender nesse mercado tão importante, que nasceu a Comidinha Pet”.
Comida de verdade
“Fazemos comida de verdade, com receitas elaboradas que visam às necessidades dos nossos pets. Somos uma empresa de alimentação natural com receitas direcionadas para cada porte de cachorro (pequeno, médio e grande), em cinco diferentes sabores. Além da linha ‘Cuidados Especiais’, destinada a filhotes, cães idosos e cachorros que necessitam de dieta, para os gatos, temos a linha para filhotes e adultos”, informa Aline.
A Comidinha Pet conta com “uma equipe diária, dedicada a cozinhar tudo com muito carinho e cuidado na nossa cozinha”.
“Todas as receitas foram desenvolvidas por veterinários nutrólogos, homologadas pela USP (Universidade de São Paulo) e possuem selo de qualidade do Ministério da Agricultura. As comidas são comercializadas em toda a cidade de São Paulo, em embalagens práticas, que são congeladas. E os biscoitos são vendidos para todo o País.”
Delícias nutritivas
As receitas são feitas com comida de verdade, balanceadas, com nutrientes que os animais precisam, sem nenhum conservante ou corante. “Possuem ingredientes selecionados, sendo eles: proteínas, grãos, cereais, frutos, hortaliças, raízes e legumes cozidos. Além de agradar mais ao paladar dos pets, até aqueles mais exigentes, a comida natural tem melhor digestibilidade, melhora a vitalidade e traz muitos outros benefícios para a saúde do animal”, destaca Aline.
“Nossas comidas contam somente com suplementos naturais nos alimentos, como extrato de yucca, ômega 3, colágeno, psyllium, fósforo e cálcio. Isso resulta em mais saúde para os pets, maior absorção de nutrientes, maior ingestão de água de forma indireta e, com isso, são evitados problemas, como desidratação e supersaturação urinária.”
A maioria dos gatos, por exemplo, sofre de cálculo renal. “E é por isso que as receitas da Comidinha Pet têm muita água na composição, além de ômega 3 e proteínas marinhas, que também aumentam a saciedade, evitando a obesidade.”
No caso da comida fornecida pela empresa paulistana, o valor varia bastante, conforme o porte e peso do animal. “Mas estimamos que, em alguns casos, o custo da alimentação natural fique cerca de 20% mais cara em comparação à industrializada. No entanto, o ganho na qualidade de vida e felicidade do animalzinho é inestimável. Por isso, repetimos sempre nosso slogan: A vida é muito curta pra comer ração!”
Fontes:
La Pet Cuisine www.lapetcuisine.com.br
Comidinha Pet www.comidinhapet.com.br