Animais de companhia fiéis, os gatos possuem hábitos e necessidades muitas vezes desconhecidas pelos donos. Adequações são necessárias para um melhor convívio e qualidade de vida
Os gatos são um dos mais populares animais de estimação do mundo, tanto quanto os cães. Possuem a fama de serem independentes, o que muitas vezes os prejudicam pelo fato dos donos não lhes darem a devida atenção.
Outra fama que os acomete é a de serem animais caseiros. Pelo contrário. Gatos têm um forte instinto de caça e adoram correr, brincar com coisas em movimentos e caçar bichos. O que poucos sabem é que seu comportamento é predominantemente noturno, e que eles se diferem dos cães nos hábitos nutricionais, fazendo até 18 pequenas refeições por dia.
Adequação do ambiente
De acordo com a veterinária Fernanda Marques, ao adotar um gato, deve-se ter em mente as adequações necessárias ao ambiente para cada tipo de raça. As raças variam das mais brincalhonas até as mais tranquilas e de diversos tamanhos. Porém, todas possuem a necessidade de ter o seu próprio canto.
Gatos são animais territoriais e precisam de um lugar com brinquedos para que se exercitem e não ganhem sobrepeso, um local de descanso com sua caminha e um lugar específico para se alimentar. Nos cuidados com a higiene, é importante ter, pelo menos, duas caixas de areia e trocar a água com frequência, mantendo o recipiente sempre limpo.
Arranhar é saudável
Outra curiosidade sobre os gatos é que eles adoram arranhar coisas. Pode parecer estranho, mas, além de ser algo saudável para eles, serve para marcar território e eliminar a camada externa e gasta das unhas, mantendo-as afiadas. Essa camada nunca para de crescer e, após certo tempo, começam a incomodar.
Arranhar é uma forma de aliviar esse incomodo, mas obviamente, é preciso ensiná-los de que arranhar móveis, carpetes e cortinas é errado. A melhor solução é adquirir arranhadores, evitando o dano a esses itens e proporcionando o alívio que os gatos buscam.