Altos teores de ácidos graxos são responsáveis pelo controle dos níveis de colesterol
A alimentação representa 20% do nível de colesterol, cuja alteração se relaciona a problemas cardiovasculares. Alguns alimentos, como a semente de girassol, podem ajudar a controlá-los. “A semente de girassol contém elevado teor do ácido graxo poli-insaturado linoléico (ômega 6) e do ácido graxo monoinsaturado oléico (ômega 9), nutrientes essenciais ao organismo, e que não são produzidos pelo corpo. Por isso, precisamos extraí-los da alimentação”, afirma Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.
Fonte de vitamina E
O alimento é, também, excelente fonte de vitamina E – com ação antioxidante. É outra substância importante na prevenção de doenças do coração, além de proteger a pele da radiação ultravioleta, evitando o envelhecimento precoce. Reduz, ainda, o risco de câncer de pele, de cólon, bexiga e de próstata e protege a membrana celular e os neurônios, evitando a oxidação da molécula do colesterol, ajudando no seu controle e na prevenção de aterosclerose. A vitamina E tem um significativo efeito anti-inflamatório, sendo benéfica em casos de osteoartrite e artrite reumatoide.
Selênio
A semente é rica em fitoesteróis, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol, que, se ingeridos em quantidades suficientes, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuir o risco de câncer. É também fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas.
Fibras
Rica em fibras, a semente auxilia na prevenção da constipação intestinal e causa saciedade. Por isso, pode ajudar no emagrecimento, já que auxilia na redução do apetite. Também é fonte de magnésio – mineral que mantém os nervos relaxados e é importante para a formação óssea. Contém cobre, que é fundamental para a função das enzimas envolvidas na ligação do colágeno com elastina, proporcionando resistência e flexibilidade nos ossos e articulações.
Como consumir
Sementes de Girassol: podem ser consumidas como aperitivo ou adicionadas a receitas de pães, bolos, cookies, farofas. Também podem ser adicionadas às saladas ou aos ovos mexidos. Polvilhe as sementes em cereais quentes ou frios. Também acompanham muito bem as frutas picadas (banana, mamão, maçã etc.), como sobremesa ou lanche.
Óleo de Girassol: de sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos, conservas.