Solo Vivo Orgânicos começou a produzir orgânicos em meio hectare de terra. Hoje, são 35 hectares, que envolvem o trabalho de 80 colaboradores e mais de 50 fornecedores
O casal Natalino Ribeiro da Costa e Maria Aparecida Dias da Costa iniciou, no bairro de Verava, em Ibiúna (SP), as atividades agrícolas da empresa da família, em 1996, contando com uma área de produção orgânica de apenas meio hectare. O negócio cresceu e, 13 anos mais tarde, passou a atuar também como distribuidora, com entrega direta aos clientes.
É o que relata Reginaldo Antonio Ribeiro da Costa, filho do casal, que hoje atua como representante e sócio administrador da Solo Vivo Orgânicos, criada por seus pais: “Em 2009, a empresa passou a atuar também como distribuidora e foi nesse momento que surgiu a necessidade de parcerias com produtores de outras regiões do país, para aumentar nosso mix, atender ao mercado e viabilizar a logística, uma vez que nosso foco de nossa produção são as hortaliças folhosas”.
De acordo com o executivo, atualmente, a Solo Vivo Orgânicos tem uma área de produção de 35 hectares devidamente certificados, mais de 50 parceiros fornecedores de frutas, legumes e verduras (FLV) de outras regiões e mais de cem clientes atendidos em São Paulo e Rio de Janeiro, além de 80 colaboradores ligados diretamente à empresa.
Filosofia do grupo
Especializado em produção e referência na distribuição e comercialização de produtos alimentícios orgânicos, o grupo Solo Vivo foi criado com o objetivo de produzir verduras de qualidade, visando, especialmente, a preservação do meio ambiente.
“Nossa filosofia é poder proporcionar qualidade de vida a todos os envolvidos na cadeia de produção, desde o produtor até o consumidor final”, atesta Reginaldo.
Para ele, “não adianta produzirmos um alimento livre de agrotóxicos, com o objetivo de proporcionar qualidade aos consumidores, se nossos produtores e nossos colaboradores não tiverem o mesmo benefício”.
“Hoje, o foco é atender bem aos clientes, mas nossa base também precisa estar atendida. O maior patrimônio da nossa empresa são as pessoas. São elas que fazem o trabalho acontecer. Nosso objetivo é ser uma empresa familiar profissional. queremos ser a primeira, no Brasil, dentro deste segmento, o FLV orgânico”, diz o executivo.
Segundo ele, a empresa assumiu o compromisso de focar na qualidade de vida tanto dos produtores, quanto dos colaboradores, por meio do projeto “Somos Orgânicos”: “Nosso RH, que está focado no desenvolvimento humano e qualidade de vida dos nossos produtores e colaboradores, que trabalham conosco. Uma nutricionista prepara todo o cardápio das refeições servidas na empresa, priorizando uma alimentação equilibrada. Também fazemos palestras sobre segurança do trabalho, alimentação saudável e proporcionamos treinamentos voltados para a gestão de pessoas”.
Mercado nacional
Dados do Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) mostram que o setor tem crescido no país. Em 2016, o mercado nacional de orgânicos teve alta de 20%. Mesmo sendo um percentual menor, quando comparado aos anos anteriores, é considerado promissor por especialistas na área.
Acredita-se que o decréscimo tenha ocorrido devido à crise econômica que o país vem atravessando. Esta visão é compartilhada por Reginaldo, quando questionado sobre a atual situação do mercado orgânico no Brasil.
“Penso que o setor atualmente não esteja vendendo tanto, devido ao atual momento econômico. Quando a economia melhorar, certamente aumentará o número de pessoas consumindo orgânicos”, prevê.
Para Reginaldo, o consumidor está cada vez mais consciente sobre os benefícios da alimentação orgânica e a mídia também tem ajudado bastante: “Mas ainda acredito que mais informações precisam ser levadas aos consumidores”.
“Muitas pessoas não sabem como é o processo de produção orgânica e não entendem o porquê deles custarem valores mais elevados do que os não orgânicos. Por trás de um produto orgânico não há somente o fato de não conter agrotóxicos. São muitos outros os benefícios proporcionados ao consumidor e demais atores envolvidos na cadeia, como a preservação do meio ambiente, o trabalho social e melhoria da qualidade de vida.”
Parceria com OrganicsNet
O grupo Solo Vivo Orgânicos é o mais novo integrante do “time” de associados da Rede OrganicsNet, um projeto da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), realizado em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que visa à divulgação do mercado orgânico brasileiro, contribuindo para seu crescimento.
“Vemos que a OrganicsNet é, hoje, uma vitrine para grandes marcas de produtos orgânicos, tanto para o mercado nacional quanto para o exterior. queremos participar desse seleto grupo. Afinal, é muito importante juntarmos forças e dividir conhecimento e para que, assim, nosso setor possa continuar a crescer”, avalia Reginaldo. A Solo Vivo Orgânicos aderiu à Rede Organicsnet/SNA no início de 2017.
Loja física
Em abril do ano passado, o grupo Solo Vivo inaugurou uma loja física no Mercado Municipal do Rio de Janeiro (originalmente, Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara – Cadeg), que funciona no bairro de benfica. O objetivo é atuar como um ponto de distribuição da empresa no Estado, além de aproximar os consumidores dos produtos orgânicos.
“Nosso principal foco, com essa loja física, é ter um ponto de distribuição da empresa no Rio de Janeiro, uma vez que somos muito procurados por restaurantes, lojas e feirantes. Nossos caminhões viajam todo dia, de São Paulo para o Rio, para realizar entregas para a rede de supermercados Zona Sul, nossa parceira há sete anos”, relata Reginaldo.
O executivo acrescenta que, “com o sistema de logística disponível, não tínhamos como fazer entregas a mais clientes”. “Por isso, decidimos centralizar nossas atividades no Cadeg para, posteriormente, distribuirmos nossos produtos aos nossos clientes.”
Segundo Reginaldo, a loja física no Rio também realiza vendas no varejo, “mas ainda é uma comercialização que não está atendendo às nossas expectativas”. “Temos clientes fixos que vêm, toda semana, comprar nossos orgânicos. Mas precisamos ampliar o mercado. Para tanto, acredito que seja necessário aumentar a divulgação para atingir mais clientes potenciais”, acredita o sócio administrador do grupo Solo Vivo.
Jéssica Silvano
Serviço
Endereço da loja física no Cadeg:
Rua Capitão Felix nº 110 – Complemento na Rua 13, Loja 5, bairro de benfica, Rio de Janeiro (RJ)
Site: www.solovivoorganicos.com.br
E-mail: loja.rj@solovivoorganicos.com.br
Telefone: (21) 2580 5974