Doenças importantes dos pets podem ser diagnosticadas junto com a consulta para vacinação
Donos dos pets podem aproveitar a visita anual para vacinação obrigatória (como contra a raiva, por exemplo), ao veterinário para fazer um check-up e avaliar a saúde deles, prevenindo algumas doenças.
Exames de sangue, urina, mensuração da pressão arterial e um simples eletrocardiograma podem indicar sinais de algumas doenças ou mesmo sugerir alteração no manejo e alimentação para prevenir outras patologias. “Esses exames são muito importantes para a saúde de cães e gatos. Como não falam, os pets não conseguem nos dizer se têm algum desconforto ou mesmo algo de errado acontecendo”, comenta o Dr. Marcelo Quinzani, do Hospital Veterinário Pet Care.
“Esse cuidado se torna mais importante em animais acima de sete anos de idade para a maioria dos cães e gatos”, completa. Segundo o veterinário, as principais doenças – silenciosas e importantes – nos pets são: diabetes, cardiopatias, hipotireoidismo, hipertensão, derrames e doenças hepáticas.
Diabetes
A diabetes em cães é semelhante à que acomete os humanos, mas pode ser bastante discreta no início, segundo Quinzani. “Os sintomas desta doença podem ser muito sutis, como perda de peso, aumento de ingestão de água e alta produção urinária”, explica. Exames de urina e glicemia podem indicar o surgimento do diabetes. “Tomar conhecimento destes valores é o gatilho inicial para investigarmos mais a fundo”, completa o especialista.
Hipotireoidismo
Um resultado mais alto do colesterol sanguíneo pode sugerir o hipotireoidismo em cães mais velhos. “Existem alguns sintomas visíveis desta deficiência em cães, como sobrepeso, problemas crônicos de pele e sonolência. Entretanto, um exame de sangue pode ajudar a identificar esta doença com certa antecedência”, destaca Quinzani. É a partir de dados obtidos com a avaliação física e exames de sangue que o veterinário consegue saber se está tudo bem com o pet ou se é necessário fazer uma investigação mais detalhada.
Doenças hepáticas
Alterações nos exames de triglicérides, colesterol e outras enzimas do fígado também podem ser importantes indícios de que os pets têm alguma doença hepática ou metabólica, como hiperlipidemia ou Síndrome de Cushing. “Quando um animal possui índices anormais de triglicérides e colesterol, a tendência para desenvolverem estas patologias é maior, por isso estes exames precisam ser realizados periodicamente”, explica o veterinário.
Hipertensão e Derrame
De acordo com o especialista, animais com hipertensão normalmente não têm nenhum sintoma visível, mas podem apresentar alterações importantes no coração, nos rins ou mesmo na tireóide. O aumento da pressão arterial pode levar, entre outros problemas, aos derrames cerebrais. Para saber se o cão ou gato tem pressão alta, é necessário medir a pressão com um aparelho especial chamado “Doppler”.
Doenças cardíacas
Durante a vacinação, quando o veterinário ausculta o coração do cão ou gato, ele pode identificar a existência de sopros cardíacos ou arritmias. “Esses sinais com ou sem aumento da pressão arterial podem indicar a presença de alguma doença cardíaca. Animais idosos, principalmente de pequeno porte, são mais propensos a doenças cardíacas com presença de sopro”, relata Quinzani.
Fonte: Hospital Veterinário Pet Care
www.petcare.com.br