Centro de Inteligência em Orgânicos da SNA ganha destaque no Green Rio/Rio Orgânico
O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos/SNA), participou, nos dias 7 e 8 de maio, no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da programação do Green Rio e do Rio Orgânico. Os eventos, que contam com a organização do Planeta Orgânico, têm por objetivo promover iniciativas de consumo consciente e sustentável, por meio de projetos, ideias e estratégias.
Dentro da programação do Green Rio, a coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner, apresentou palestra sobre o tema: “Orgânicos – da produção ao consumidor”, abordando os principais aspectos e entraves da cadeia orgânica e suas possíveis soluções.
Sylvia afirmou que as dificuldades enfrentadas pelos produtores orgânicos não dependem do porte de seus negócios. “Os problemas que o grande produtor enfrenta são os mesmos dos pequenos agricultores. As embalagens são caras, podem até pesar um pouco menos no bolso dos grandes produtores, por conta de maior encomenda, mas todos pagam impostos, pedágio, transporte, refrigeração, e tudo isso acaba encarecendo o produto, principalmente no setor de orgânicos.
Até mesmo o clima, quando está ruim para um, também está para o outro. Chegou a hora de as duas partes se associarem, para unir forças”, disse a coordenadora do CI Orgânicos.
Inovação
Para Ricardo Fritsch, sócio da Coopernatural, uma das cooperativas que levaram suas marcas ao Rio Orgânico, o agricultor deixou de ser produtor de matéria-prima para fazer produto de alta qualidade. “O agricultor busca produzir aquilo que chame a atenção e que traga inovação ao consumidor.
O produto que ele oferece sempre entra em supermercados grandes. Boa parte destes produtores enxerga o orgânico como oportunidade para gerar sustentabilidade na própria agricultura”, pontuou.
Novidades
Com o apoio do Sebrae, o CI Orgânicos/SNA compareceu ao Rio Orgânico com um estande de 12 m², onde empresas da rede OrganicsNet — Amora Verde, Ecobras, Engenho Novo, Ganesha Orgânico e Fazenda Iranita, puderam exibir seus produtos inovadores e promover sessões de degustação. Em outro estante de 6m², a SNA divulgou suas atividades, e também uma de suas principais publicações, a revista A Lavoura.
Segundo Alvaro Werneck, gerente de projetos do Planeta Orgânico, organizador da feira, houve um incremento de 30% na quantidade de expositores.
OrganicsNet
Empresas com a chancela da OrganicsNet da SNA tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos durante o Rio Orgânico. A Ganesha lançou seu açúcar de pimenta, além de geleias de pimenta, e divulgou entre os participantes um brigadeiro feito com açúcar de pimenta e flores. A Fazenda Iranita apresentou seu café em grão moído na hora, tirado na máquina de café expresso.
Hambúrgueres de tofu e soja, e o tofu defumado da Ecobras, mais uma vez ganharam destaque na feira. A empresa, que recebeu do BNDES e do Banco do Brasil um empréstimo de R$ 3 milhões, relativo a um programa de expansão industrial, para a aquisição de equipamentos e investimentos em sustentabilidade e novos produtos, mostrou ainda uma sobremesa de cacau orgânico à base de leite de soja com açúcar orgânico e shoyu japonês.
A Engenho Novo divulgou seus biscoitos de cúrcuma e de ervas finas, além de pães de linhaças douradas, de milho e uma broa integral, e a Coopernatural exibiu seus sucos
100% naturais. Já a loja virtual Amora Verde investiu em seus sucos integrais, feitos de fruta, sem conservantes e açúcares, e lançou o adoçante Stevia orgânico, produzido com agave.