Tecologia atribui a cada embalegem uma espécie de RG digital com informações disponíveis ao consumidor que perimitem verificar a autenticidade ou não do produto
Desenvolvido pela indústria de transformação de polímeros, Unipac, em parceria com o CIAg – Centro de Inovação no Agronegócio (fundação sem fins lucrativos), um novo sistema fará a leitura – via aplicativo de celular – de uma tag aplicada no selo colocado na tampa da embalagem dos defensivos agrícolas.
A partir disso, todos os dados e informações disponíveis em banco de dados na nuvem para confirmar a autenticidade do produto poderão ser acessados, mostrando tanto para o fabricante como para o produtor rural e que o conteúdo da embalagem é autêntico, ou alertando sobre possível adulterção.
“Com esse sistema que estamos propondo, cada selo de indução terá um RG único. Então, se houver violação da embalagem e a inclusão de um novo selo, este não coincidirá com as informações existentes na base de dados e vai acusar que o conteúdo não é autêntico”, explica André Silvestre, gerente da Unipac.
De acordo com um estudo produzido em 2019, pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social das Fronteiras (IDESF), cerca de 20% dos defensivos agrícolas comercializados no Brasil são de origem ilegal. Cálculos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) apontam que o mercado ilegal de agroquímicos causa um prejuízo anual estimado de aproximadamente R$ 8 bilhões.
Como funciona
A solução elimina subjetividades na autenticação da embalagem pelo olho humano, como ocorre no caso de selos holográficos. Além disso, impede o reenvase de produto oriundo de contrafação em embalagem original, pois serve justamente para provar se a embalagem foi ou não violada. Havendo a constatação de rompimento por meio do sistema da Unipac, provavelmente o produto não é autêntico ou pode ter sido adulterado.
Embalagens próprias e de clientes
Segundo ele, muitos compram sem saber que o produto é ilegal e as adulterações podem ocorrer em diversas etapas: “onde é comercializado, durante o transporte ou quando chega ao local de aplicação”.