Doença pode trazer grandes transtornos aos animais, tornando-se responsável pelo surgimento de outras complicações.
Queda de pelos acentuada, descamação e ressecamento da pele, excesso de oleosidade, prurido, pelagem opaca e sem brilho são alguns dos sintomas observados, durante os exames clínicos, que evidenciam a seborreia em cães e gatos. diagnosticada em três tipos, seca, oleosa ou mista, a patologia é caracterizada pelo excesso de produção e secreção sebácea na pele e nas glândulas ceruminosas nos ouvidos dos animais.
“A gordura produzida pelas glândulas sebáceas, desde que na produção adequada, é essencial para a saúde dos pets, pois atua na umidade da pele, dos pelos e na manutenção da barreira epidérmica. quando a produção está desregulada, eles sofrem com os problemas dermatológicos, que devem ser tratados à risca pelo dono, com o acompanhamento do médico veterinário de confiança”, explica a médica veterinária Rita Carmona, especialista em dermatologia de animais.
Conhecida como “seborreia seca”, a disqueratose representa aqueles casos de ressecamento cutâneo, muitas vezes com presença de descamação, as populares caspas, e áreas de ausência de pelame, a alopecia. A seborreia, chamada de “seborreia oleosa” é caracterizada por excesso de oleosidade cutânea, na maioria das vezes, mais comum entre os dedos, nas proximidades das “almofadinhas” das patas, na região da face e de flexuras de membros. Já a seborreia mista é a mistura de todos os sintomas citados anteriormente.
Outras complicações
Além dos problemas visíveis na pele, a doença pode tomar grandes proporções, tornando-se responsável pelo surgimento de outras complicações, como, por exemplo, os quadros de otopatias, causado pelo excesso de secreção ceruminosa das orelhas. “Além de todos esses problemas, o cão pode ter odor fétido e rançoso, dificultando o relacionamento com o tutor”, informa Rita.
Ainda segundo a especialista, muitos são os possíveis fatores desencadeadores da seborreia, mas se destacam os de etiologia genética, distúrbios nutricionais e fatores ambientais, como, por exemplo, os banhos com água quente. “Muitas são as raças predispostas a tais condições”, diz.
A indicação de banhos com xampus específicos para remover o excesso de oleosidade e/ou reduzir a descamação é muito comum para essa patologia.
Mordedores recheáveis
Brinquedo + Porta Alimentos que atiça instinto de caça dos pets, permite o comportamento exploratório de morder e ajuda a preservar a saúde bucal.
A rotina dos animais domésticos em um ambiente humano pouco enriquecido pode gerar problemas físicos e mentais aos cães. Isso acontece porque ficam limitados para expressar seus comportamentos naturais.
Para identificar se o animal está passando por situações de estresse crônico, basta observar sua rotina. Atitudes como agressividade, destruição de objetos, latidos excessivos e automutilação são sintomas claros de que o pet não possui pleno bem-estar físico e mental. Esses sinais comprovam como uma convivência sem estímulos adequados resultam em cães obesos, estressados e sedentários.
Produtos inovadores
Quando esses sinais são detectados, mudanças no ambiente e na rotina do animal são indispensáveis. Por isso, a Pet Games, primeira empresa brasileira que desenvolve e fabrica produtos inovadores para melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação, apresenta os mordedores recheáveis e Porta Alimentos que incentiva o instinto de caça do cão.
Desenvolvido em borracha termoplástica de alta resistência mecânica que garante segurança e durabilidade, são dois modelos, a “Matrioska” para as fêmeas, nas cores rosa e lilás perolados, faz referência as tradicionais bonequinhas russas, amuleto de sorte que surgiu no século xIx e representa a fertilidade, a maternidade, a família unida, próspera e feliz. E o “Monstrinho” para os machos, nas cores azul e verde perolados. Estão disponíveis nos tamanhos P/M/G, possui proteção antimicrobiana e conceito “toy art” de esculturas colecionáveis.
O principal atrativo é seu compartimento oco para alimentos. Para incentivar a uso, é necessário introduzir ração umedecida e/ou petiscos umedecidos. O pet encontrará diferentes maneiras de retirar o alimento de dentro do brinquedo diminuindo sua ociosidade e níveis de estresse. “É um recurso simples, prático e saudável para proporcionar bem-estar físico e mental, minimizando vários problemas de saúde”, explica dalton Ishikawa, veterinário da Pet Games.
Saiba mais em: www.petgames.com.br
Conforto e bem-estar em situações adversas
Fórmula patenteada, não medicamentosa é a réplica sintética do odor materno canino, que traz a sensação de segurança e proteção para os cães.
A socialização de filhotes, adoção, adaptação em um novo ambiente, barulho alto, fogos de artifício, transporte, viagens e visitas ao veterinário são alguns desafios na vida dos cães, e, consequentemente para muitos donos, que não sabem lidar com a situação.
Para auxiliar no bem-estar e conforto dos cães frente a situações desafiadoras do dia-a-dia, a Ceva Saúde Animal, dispõe do AdAPtilTM, um análogo sintético do odor materno canino.
“Durante a amamentação, as cadelas produzem um odor específico que transmite conforto aos filhotes. Com tecnologia patenteada, criamos o AdAPTILTM, considerado a réplica desse odor”, explica a médica veterinária e gerente de Produtos da unidade Pet da Ceva, Priscila brabec.
Comercializado em três versões: Kit Inicial: AdAPTILTM difusor elétrico + Refil, AdAPTILTMRefil de 48 ml e AdAPTILTM Spray de 60 ml, a fórmula não possui contraindicações, e é espécie -específico, ou seja, somente os cães conseguem detectar no ambiente. “vale ressaltar que a fórmula não é sedativa, não tem efeito em pessoas e em outras espécies de animais que convivem no mesmo ambiente”, esclarece a gerente.
Modo de uso
AdAPTILTM difusor deve permanecer constantemente ligado na tomada do cômodo onde o cão passa a maior parte do tempo. A área de cobertura é de 50 a 70m2.
Para ajudar a controlar mudanças de comportamento em situações desafiantes como, por exemplo, adoção, mudança de casa, novos membros na família, hospedagem em local desconhecido, plugar o AdAPTILTM no mínimo 24 horas antes que o cão tenha que enfrentar a nova situação.
Já o produto na versão “spray”, é indicado para principalmente para transporte e viagens. Deve ser borrifado na caixa de transporte e no carro, pelo menos 15 minutos antes de colocar o cão.