Tradicional empresa de alimentos prontos para consumo, a Vapza adere aos produtos orgânicos
Com proposta de simplificar a vida de quem não pode perder tempo preparando refeições, mas que faz questão de uma alimentação saudável, a empresa paranaense Vapza, a mais nova integrante da rede OrganicsNet, oferece alimentos longa vida. Naturais e prontos para o consumo, estes alimentos se valem da tecnologia como sua principal aliada.
Com mais de 20 anos de mercado, a empresa disponibiliza cerca de 40 produtos selecionados, limpos e embalados a vácuo, para serem cozidos dentro da própria embalagem. Seus produtos são acondicionados em temperatura, pressão e tempo específicos, garantindo a preservação das propriedades nutricionais e estéticas dos alimentos, anulando a necessidade da adição de conservantes.
Grande diferencial
Tal tecnologia traz um expressivo diferencial: técnicas modernas contribuem para uma produção mais segura, além de facilitar a estocagem e o transporte dos alimentos, sem deixar de proporcionar qualidade ao consumidor final.
O grande segredo deriva do método francês”sous vide”. Os vegetais são embalados a vácuo em embalagens “Retortable Pouch”, permitindo que os alimentos sejam cozidos industrialmente, na própria embalagem em temperatura elevada.
A embalagem cartonada Vapza ajuda a proteger o cartucho interior (pouch) e é reciclável, além de ser produzida com papel certificado FSC — ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
O mais interessante é que a empresa não cumpre seu papel apenas no mercado, mas também exerce sua função social. Patrocina projetos, entre eles o “Gols pela Vida”, do Instituto de Pesquisas Pelé, do Hospital Pequeno Príncipe. Também patrocina um dos principais projetos de Preservação do Patrimônio Histórico do Paraná, a “Fazenda Capão Alto”, que deu origem ao município de Castro (PR), onde está localizada sua fábrica. Além disto, realiza semanalmente doações de produtos para ONGs e entidades assistenciais da região.
Batata Vapza, a primeira
Atuante desde 1995, o primeiro produto desta empresa familiar, a sair da fábrica, foi a Batata Vapza. A aceitação do lançamento incentivou o negócio a crescer. Aos poucos, novos produtos cozidos a vapor e embalados a vácuo começaram a ser lançados, sempre levando em consideração os hábitos alimentares dos brasileiros. Ainda nos primeiros anos, após o início das atividades, a empresa lançou no mercado alguns de seus produtos de maior sucesso: o Feijão Vapza e a Canjica Vapza.
Em 2007, a empresa mais uma vez inovou e iniciou a produção de Frango Desfiado Vapza, em sua linha de Food Service. Em 2009, o produto chegou às gôndolas dos supermercados para o consumidor. Nos anos seguintes, a Carne Seca Vapza e a Carne em Tiras Vapza foram inseridas na linha de varejo da empresa. A última novidade foi o lançamento, em 2014, do Bacalhau com Batatas Vapza.
O processo de produção da Vapza garante às carnes altos níveis de proteína e baixos teores de gorduras. Além disto, todas as matérias-primas são selecionadas e certificadas por uma equipe de técnicos especializados, que aplica um alto controle de qualidade.
Linha orgânica
Ao notar o potencial do mercado orgânico e a crescente demanda dos consumidores, em maio de 2015, foi lançada a primeira linha orgânica, contendo seis produtos. Até agora, nenhuma empresa do ramo dispõe destes itens em seu portfólio. A Vapza já possui produtos orgânicos certificados para a exportação e, futuramente, pretende realizar esta operação.
Atualmente, a empresa exporta seus produtos convencionais para mais de dez países. No Brasil, está presente nos principais canais de distribuição do varejo, além de atender aos segmentos de Food Service e indústria de transformação com produtos especiais.
Em 2014, registrou um crescimento geral de 15% e abriu quatro novos mercados internacionais: Colômbia, Japão, Bélgica e Portugal. Neste ano, o foco da empresa são os países do Oriente Árabe, além da Rússia, Holanda, China e Paraguai.
Quer encontrar os pontos de venda mais próximos à sua cidade? Basta acessar http://vapza.com.br.