Título concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil reconhece, oficialmente, as ações de sustentabilidade do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, um complexo localizado no litoral norte de São Paulo, em uma área verde na encosta da serra da Mata Atlântica
A gestão sustentável de um estabelecimento comercial, seja ele qual for, passa pelos cuidados com a natureza, pela reciclagem dos próprios resíduos e pelo uso de embalagens que não agridam ao meio ambiente, entre outras atividades cotidianas, que também podem fazer parte do dia a dia de uma residência comum.
Foi por essas e outras ações que o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel (ITTBH), localizado em São Sebastião, município do litoral norte de São Paulo, recebeu recentemente o Certificado de “Hotel Lixo Zero”, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). Até o momento, esse hotel – que engloba um espaço de hospedagem, saúde, lazer e entretenimento – é o único do País a contar com as credenciais do Zero Waste International Alliance (ZWIA). Desde a implantação do projeto, a redução ou desvio do lixo foi de 94%.
O título reconhece, oficialmente, a gestão sustentável do complexo hoteleiro e todo seu processo de tratamento do lixo implementados no local. De acordo com o ITTBH, o certificado é um “Selo Oficial” emitido por uma instituição isenta, que realiza auditorias para constatar se as medidas adotadas reduzem a quantidade de lixo produzida e se a reciclagem consegue atuar de forma eficaz na produção de benefícios para o meio ambiente, desviando a quantidade de resíduos que vai para o aterro.
Para envolver todas as partes no processo, os hóspedes, por exemplo, usufruem de água oferecida gratuitamente nas suítes, em filtros com galões de 20 litros, de forma a eliminar garrafas pet. Os molhos e cremes do café da manhã são oferecidos em xícaras de cerâmica, em vez de embalagens plásticas.
O sachê de chá foi substituído por embalagem em papel e os recipientes para xampu, condicionador e sabonete foram substituídos por suportes com refil. Além disso, foram realizados treinamentos de capacitação “Lixo Zero”,
Compostagem e reciclagem
Segundo o ITTBH, a “Compostagem e Reciclagem de Bitucas” para a equipe de colaboradores, que mostrou alto engajamento e mudanças de hábitos, implementando em suas próprias casas ações como a separação de resíduos. Alguns começaram, inclusive, a compostar resíduos orgânicos.
Em janeiro de 2020, o relatório apontou 94% de desvios de aterro identificado pelo ILZB. O processo de compostagem é realizado em parceria com a consultoria Flow Desenvolvimento Sustentável.
Na prática
Em outubro do ano passado, o ITTBH recebeu o selo de primeiro “Hotel Lixo Zero” do Brasil, como reconhecimento pela gestão sustentável implementada.
“Chegamos a um ponto em que a sustentabilidade não pode ser apenas uma palavra bonita. Temos de fazer bem ao planeta e não adianta apenas não fazer mal. Estamos implementando uma mentalidade empresarial em que o equilíbrio ambiental é diretamente proporcional à viabilidade econômica. E a empresa não incide em custos que são pagos pela sociedade, como poluição, extrativismo, etc.”, comenta o diretor-geral do complexo hoteleiro, Edson Costamilan Pavão, à época.
A implantação de todo o processo foi feito por uma consultoria “Lixo Zero” e especialistas em gestão de resíduos. A auditoria realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) confirmou que todo o processo está de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, concedendo, assim, o Certificado Lixo Zero.
Essa certificação garante que o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & Spa é capaz de trabalhar de modo correto o ciclo de vida dos seus resíduos.
Isso significa que “gerimos o lixo até o descarte final que, em nosso caso ,significa que 94% foi de alguma forma reutilizado, fazendo um o ciclo e não foi para o aterro”, explica Pavão, garantindo ter assumido “o compromisso de modelar os processos e rotinas operacionais do tratamento dos resíduos, de forma a retirar menos da Terra e devolver menos ainda”.
Produção de resíduos
Assim como nas residências, o hotel produz uma quantidade de resíduos orgânicos e recicláveis, que inclui restos de alimentos da cozinha, embalagens de produtos usados, entre outros.
“Como são muitas pessoas entre hóspedes e funcionários e uma gama de serviços, a quantidade de lixo é amplificada”, observa o diretor-geral do ITTBH.
Segundo ele, os ajustes feitos enquadraram o tratamento dos resíduos dentro de um conceito ético, econômico, eficiente e visionário, com foco na preservação do meio ambiente. “Em uma palavra, transformamos um sistema linear e poluidor em um sistema cíclico restaurador”, resume Pavão.
Conforme constatou a auditoria, a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Ilha de Toque Toque diminuiu a quantidade de material utilizado e aumentou a consciência ambiental de todos os envolvidos. As boas práticas reúnem um conjunto de ações que permitiram reduzir e eliminar o lixo no hotel.
Para o empresário, sem a compreensão dos stakeholders, o planejamento seria impossível de ser colocado em prática. A emissão do Certificado Lixo Zero confirma a mudança de comportamento e a política operacional do ITTBH de forma que todos serão beneficiados, desde a direção, colaboradores, prestadores de serviço, hóspedes e, principalmente, o meio ambiente.
Premiações
Situado em um platô a cerca de 50 metros do nível do mar e rodeado pela Mata Atlântica, o meio ambiente é também uma das principais preocupações do negócio. A união da natureza com a sustentabilidade e o requinte de uma hospedagem em meio a esse bioma é a marca por trás da gestão do hotel, comandado pelo casal Edson Costamilan Pavão e Renata Pavão.
O resultado do empreendedorismo é que, em apenas 13 anos de vida, os gestores e o ITTBH acumularam diversos prêmios tais como o Prêmio MPE de Competitividade 2012, o Travellers Choice 2015, o World Luxury Hotel Awards 2016 e 2017. A eles soma-se, agora,o selo com credencial internacional de primeiro hotel do Brasil com “Certificado Lixo Zero”.
Experiência
Relaxar ao som das ondas do mar, caminhar pelas trilhas da floresta e ouvir o canto dos pássaros, sem agredir o meio ambiente, são os fatores para o sucesso do empreendimento. Desde sua implementação, os sócios-proprietários compreenderam a importância da preservação não apenas da área no entorno do complexo hoteleiro, mas da preservação do planeta e do meio ambiente.
Diante dessa motivação, ao longo dos anos, a administração do ITTBH equipou as suítes com madeira descartada na troca de postes de iluminação pública, construiu novas unidades com tijolos ecológicos, coletou e separou lixo entre descartáveis e recicláveis, além de utilizar energia solar para evitar desperdício de eletricidade.
A tudo isso, uniu-se uma estrutura de hotelaria que transformou o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, de acordo com o Trip Advisor Travellers Choice 2015, em um dos hotéis mais românticos do Brasil, além do Certificado de Excelência que vem recebendo todos os anos, desde 2012, permitindo ao hóspede desfrutar do ambiente e das suas requintadas instalações.
Mais do ITTHB
Localizado na praia de Toque Toque Grande, em São Sebastião, o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel ocupa uma área verde na encosta da serra da Mata Atlântica, em uma área de 20 mil metros quadrados.
O mar se espraia a 50 metros abaixo e a vista é incrível, especialmente da ilha que dá nome ao empreendimento na baía de Toque Toque Grande. O hotel dispõe de suítes com deck com ofurô, piscina e sauna privativos e alguma delas com vistas incríveis para o mar.
Certificação Lixo Zero
Para receber a Certificação Lixo Zero do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), é necessário passar por quatro etapas, que incluem:
1 – A aplicação é a parte inicial do processo, pelo qual o empreendedor ou consultor irá preencher dados relativos ao local, bem como aqueles que envolvem a gestão e a geração dos resíduos.
2 – Depois disso é feito um relatório, que apresenta dados diversos do processo de gestão de resíduos do evento ou local. De acordo com o Instituto, essa “fase possui maior complexidade e é mais extenso que a aplicação, e fornece todas as informações necessárias para a etapa de auditoria”.
3 – A terceira etapa engloba o processo de auditoria interna do ILZB, juntamente com o auditor, não sendo esse profissional disponibilizado para o consultor ou empreendedor do local ou evento.
4 – Por fim, após o processo de certificação, o auditor enviará um relatório de auditoria para o Instituto Lixo Zero Brasil, que conceberá o certificado ou o selo, de acordo com as informações do auditor. Para mais detalhes, acesse https://ilzb.org.
Semana Lixo Zero
Como atividade anual, o ILZB promove a Semana Lixo Zero em todo o País, por meio de uma plataforma mobilizadora por nichos, que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada.
O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização civil sem fins lucrativos, que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, com sede em Florianópolis (SC), a instituição visa disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização nas empresas, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que elas produzem.
Para levar a Semana Lixo Zero para sua cidade, acesse http://semanalixozero.com.br.