Profissionais de campo do projeto Senar SuperAção Brumadinho, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) –, iniciaram o acompanhamento técnico de 480 famílias rurais impactadas pelo rompimento da barragem na região, em Minas Gerais, que ocorreu há mais de um ano.
Um dos atendidos, o agricultor Rafael Campos, que há quatro anos produz hortaliças em uma área de 16 hectares de Brumadinho, relata ter ficado sem energia elétrica e sem acesso à fazenda, após o rompimento da barragem da mineradora Vale.
“Perdemos cerca de 80% da produção. porque não tínhamos como chegar ao local e nem energia para a irrigação”, conta o produtor rural. “Com tudo o que vivenciamos, estava difícil produzir. Agora, com a ajuda técnica teremos um amparo para recomeçar”, acrescenta Campos.
Mapeamento no município
Na fase de mapeamento realizado pelo Senar, no município, foram identificadas propriedades que atuam nas áreas de avicultura, bovinocultura de leite e de corte, olericultura (produção de hortaliças) e fruticultura.
De acordo com a coordenadora nacional do projeto SuperAção Brumadinho no Senar, Luana Frossard, as circunstâncias pelas quais os produtores passaram e continuam enfrentando foram consideradas na elaboração do projeto.
“Os produtores receberão orientação técnica para maximizar as atividades da propriedade rural, utilizando os recursos disponíveis e não apenas focados em uma única atividade produtiva. Isso vai criar oportunidades para que eles tenham geração de renda e melhorem a qualidade de vida”, destacou Luana.
Para o coordenador do SuperAção Brumadinho do Senar-MG, Harrison Belico, o projeto trará benefício para a população rural impactada direta e indiretamente pelo rompimento da barragem.
“Após o rompimento da barragem foi notado certo número de empresas que tiveram interesse em apoiar a população do município. Por isso, outra vertente do projeto é orientar os produtores para que eles tenham oportunidade de comercializar seus produtos para demais instituições que compõem a Aliança por Brumadinho”, observou.
Auxílio ao produtor
Durante 24 meses, serão realizadas ações gratuitas de Assistência Técnica e Gerencial, Formação Profissional Rural e Promoção Social para a recuperação e melhoria da produção agropecuária local por profissionais de ciências agrárias.
O projeto envolve o Sistema CNA/Senar, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e o Senar-MG, em parceria do Ministério da Cidadania.
Desde quando foi lançado, em julho de 2019, o Senar SuperAção Brumadinho já passou por três etapas de trabalho, como o estudo individualizado de características sociais e potencial produtivo da região e das famílias envolvidas, viabilização das ações, mobilização das famílias e capacitação dos técnicos na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do Senar.